Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Cirurgia é transmitida ao vivo do Hospital Santa Isabel para curso nacional de robótica

Por Gabriel Silva/Comunicação HSI.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – O Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel transmitiu um procedimento ao vivo para o curso de capacitação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica – Sobracil. O procedimento de hérnia de hiato para tratamento de refluxo gastroesofágico, que durou aproximadamente duas horas, foi narrado pelo Médico Chefe do Serviço no HSI, Dr. Pedro Trauczynski, que detalhou cada ação realiza no robô por meio do comando médico no console. As imagens externas do procedimento e as internas, mostrando as pinças do robô dentro do paciente, foram transmitidas em alta qualidade. O paciente autorizou a transmissão da cirurgia e sua identidade foi preservada. Cerca de 70 médicos assistiram ao procedimento.

Não é a primeira vez que intervenções cirúrgicas do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel são transmitidas ao vivo. Em outubro de 2019, cerca de 250 médicos participantes do Congresso Catarinense de Cirurgia, em Criciúma, acompanharam um procedimento de Retossigmoidectomia Robótica – tratamento do câncer do reto, sob comando do Dr. Mauricio Corrêa – Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, com participação do Dr. Carlos Augusto Rodrigues Veo – de São Paulo.

 

A Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica permite a realização de procedimentos com movimentos precisos, garantindo uma cirurgia menos invasiva, com menor dor e recuperação mais rápida no pós-operatório. A tecnologia é conduzida por uma equipe de cirurgiões credenciados, enfermeiros, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos. O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel foi lançado em junho de 2019 e é o único em todo o estado de Santa Catarina.

Os procedimentos robóticos mais procurados no Hospital Santa Isabel são para tratamento de problemas urológicos, ginecológicos e cirurgia geral, além de cirurgia digestiva, bariátrica, torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, e procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal. “Nossa principal preocupação é realizar uma cirurgia segura e com melhor resultado, porque isso fará diferença na qualidade de vida do paciente após a cirurgia”, afirma o Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel.

Video transmitido mostra procedimento de hérnia de hiato: 

Cirurgia é transmitida ao vivo do Hospital Santa Isabel para curso nacional de robótica

Cirurgia é transmitida ao vivo do Hospital Santa Isabel para curso nacional de robótica

Publicado por Vale do Itajaí Notícias en Jueves, 24 de septiembre de 2020

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.