Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ciclone extratropical se afasta , porém frio intenso chega em Santa Catarina

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Na quinta-feira (05), o ciclone extratropical que atuou no estado nos últimos dias se afasta em direção ao oceano e uma massa de ar frio na retaguarda do sistema se estabelece sobre SC. No Litoral Sul, chuvas fracas ainda podem ser observadas no período da manhã e tarde. Nas demais áreas do estado, o sol aparece entre nuvens. 

Devido à chuva volumosa registrada nos dias anteriores, o risco segue alto para ocorrências como deslizamentos e inundações. Os ventos sopram de quadrante sul com intensidade moderada nas áreas litorâneas e Planalto Sul.

No amanhecer, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C do Meio-Oeste aos planaltos e de 12°C a 17°C nas demais áreas. Durante a tarde, as máximas variam de 16°C a 21°C da porção oeste aos planaltos e de 21°C a 25°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (06/05)

Na sexta-feira (06), a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado na porção oeste do estado, já no centro-leste o sol aparece entre algumas nuvens. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã, com temperaturas mínimas em torno dos 0°C e chance de geada na serra catarinense. Do Extremo Oeste aos Planaltos, as mínimas variam de 5°C a 9°C, já nas áreas litorâneas oscilam entre 12°C e 14°C. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas atingem valores entre 21°C e 23°C em grande parte do estado, com exceção do Planalto Sul, onde não passam dos 20°C. Os ventos sopram  predominantemente de quadrante sul, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

PREVISÃO PARA SÁBADO (07/05)

Um sistema de alta pressão atmosférica juntamente à presença de uma massa de ar frio mantém o tempo firme em Santa Catarina no sábado (07). Por conta das baixas temperaturas e da disponibilidade de umidade provocada pela circulação do sistema de alta pressão, nevoeiros podem ser observados em pontos do centro-leste do estado ao amanhecer. Nas áreas mais elevadas de SC, as temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C. Nas demais regiões, ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C no Litoral Norte e  Baixo Vale do Itajaí. No período da tarde, as máximas oscilam entre 19°C e 23°C em todo o estado. Os ventos sopram de direções variadas em Santa Catarina, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (08) e na segunda-feira (09) o tempo segue firme em Santa Catarina devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica. A sensação de frio ao amanhecer continua, especialmente do Extremo Oeste aos planaltos.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (05/05)

Ventos de quadrante sul em todo o estado, com intensidade moderada a forte (50 a 80km/h), especialmente nas áreas litorâneas e no Planalto Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a rajadas de vento. 

Ondas com direção sudeste, virando de sul ao longo do dia em todo o litoral catarinense. Altura de 3,0 m a 4,0 m (com picos chegando aos 4,5 m) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 2,0 m a 3,0 m no Litoral Norte. Há risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.

 

Fonte: Defesa Civil

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.