A notícia além do olhar técnico!

Centro Turístico e Cultural passa a ser gerido pela Intendência da Vila Itoupava

Com a sanção da Lei Complementar 1.298/2020, a unidade sediada no Distrito, e que anteriormente era vinculada a SECTUR, foi transferida para a Intendência

BLUMENAU – O Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC), fundado em 2001 e inaugurado em 2004, teve recentes alterações em sua gestão administrativa. O prefeito Mario Hildebrandt sancionou na última semana a Lei Complementar 1.298, transferindo a vinculação da unidade da Secretaria de Turismo para  a Intendência Distrital da Vila Itoupava.

A matéria foi apresentada por iniciativa do Poder Executivo, alterando duas leis complementares já existentes para tornar o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava vinculado administrativamente à Intendência Distrital. A justificativa do projeto teve como base o pedido do Secretário Municipal de Turismo e Lazer e do Intendente Distrital da Vila Itoupava, e visa aumentar a eficiência da gestão da unidade, tendo em vista que a Intendência está geograficamente mais próxima do CTC, podendo executar com mais facilidade e eficácia os serviços operacionais de manutenção permanente do Museu.

A unidade vem recebendo atenção especial da atual administração municipal. Além da regularização da via pública de acesso, denominada de Rua Alfred Feldmann, o Centro Turístico e Cultural recebeu iluminação de fachada; nova rede de iluminação em todo seu acesso; instalação de um ponto do projeto Blumenau Conecta, além de nova rede de drenagem pluvial. Recentemente também foi cedido um automóvel para contribuir com as atividades administrativas.

No local, será reconstruída a estrutura do antigo Salão Kunze (segunda maior edificação na técnica enxaimel de Blumenau), e a Casa Feldmann, que pertencia aos descendentes dos fundadores da Cervejaria Feldmann. Ambas edificações estão sendo totalmente restauradas, e para planejar a ampliação do espaço, a Prefeitura desapropriou no início de 2019 terreno limítrofe ao complexo com mais de 1.800m2. “Em parceria com a comunidade, vamos transformar o Centro Turístico e Cultural num espaço indutor de turismo e cultura para o Distrito, sendo um propulsor de um novo ciclo de desenvolvimento para nossa região, mais inclusivo e sustentável”, destaca o Intendente Distrital, Leandro Índio da Silva.

Sobre o Centro Turístico e Cultural

O local abrigou no passado a antiga Cervejaria Feldmann, fundada por Heinrich Feldmann em 1898, tendo funcionado até 1978. Atualmente, funciona também como um Museu, tendo como objetivos o estudo e o incentivo à proteção ao meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região, bem como a promoção e o fomento da cultura e do turismo locais como instrumentos de desenvolvimento econômico sustentável no Distrito da Vila Itoupava. O CTC é mantido por meio de recursos do orçamento municipal e de repasses mensais feitos pela empresa Veolia Brasil – antiga Momento Engenharia Ambiental Ltda – ao Fundo Municipal de Manutenção do CTC, em cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1997.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.