banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Centro de Saúde do Idoso de Blumenau completa 10 anos de atividade

Neste período, mais de 46 mil idosos e seus familiares foram atendidos.

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner chutze
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Os moradores de Blumenau com mais de 60 anos contam com um local que oferece atendimento especializado ao idoso frágil. Neste mês, o Centro de Saúde do Idoso (CSI) vinculado a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) completa uma década de serviços prestados à comunidade. Neste período, os servidores fizeram mais de 46 mil atendimentos a pessoas acima de 60 anos e seus familiares.

Este púbico é atendido em suas particularidades de saúde no CSI, que tem como missão acolher o idoso e sua família de forma integral, com ações interdisciplinares, visando à promoção da saúde, prevenção de doenças, potencializando as funcionalidades e qualidade de vida, respeitando o seu processo de envelhecimento e bem-estar.

A equipe atende pessoas com idade acima de 60 anos, que apresentam declínio cognitivo (consciência, humor, esquecimentos); instabilidade postural; incapacidade comunicativa e incontinência esfincteriana capaz de restringir a participação social do indivíduo. Já nos idosos com mais de 80 anos, também a presença de múltiplas patologias; emagrecimentos significativos; e internações recentes nos últimos seis meses.

Foto: Michele Lamin

O CSI conta com médicos geriatras, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiras, técnicas em enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e agente administrativo, totalizando 20 servidores. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, na Rua Itapiranga, nº 368, bairro Velha. O telefone de contato é o 3381-6974.

Para o atendimento no CSI, os idosos devem buscar por uma avaliação na atenção primária, ou seja, por meio das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatórios Gerais da Família (AGF), que fazem o encaminhamento via Sistema de Regulação. No CSI a pessoa idosa deverá comparecer acompanhada de um familiar ou cuidador, onde passará por avaliação multidimensional e acompanhamento com os profissionais da equipe.

Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa
O Dia Internacional e Dia Nacional da Pessoa Idosa é celebrado anualmente no dia 1º de outubro. Em Blumenau, ocorre ainda a Semana Municipal de Saúde da Pessoa Idosa, como uma prática da educação permanente para os profissionais da rede municipal que atendem a pessoa idosa, e com ações voltadas aos idosos e familiares.

você pode gostar também
banner dengue indaial
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..