A notícia além do olhar técnico!

Centro de Atendimento a Covid-19 começa atende sábado em Indaial

Por Judson Lima

INDAIAL – Neste sábado, dia 25 de julho, a Prefeitura de Indaial através da Secretaria de Saúde irá iniciar os trabalhos no Centro de Atendimento a COVID-19 localizado no Complexo Esportivo do Pame, na rua Leoberto Leal, s/nº, Tapajós. O objetivo do Centro é atender a comunidade de uma maneira mais ampliada disponibilizando triagem, consultas e exames no mesmo ambiente, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, seguindo as normas de prevenção e proteção contra a COVID-19.

O espaço é específico para pessoas que possuem os sintomas da COVID-19, e seu funcionamento será das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h aos sábados, domingos e feriados. Click no Mateando e confirma vídeo matéria 

Centro de Atendimento a Covid-19 Indaial

O atendimento inicia com uma triagem realizada pelos profissionais de saúde. Caso a pessoa esteja acompanhada, o acompanhante permanece na arquibancada do Pame. Se a pessoa tiver a necessidade de estar com alguém, esta poderá acompanhar o processo. Após a triagem a pessoa irá aguardar para ser atendida no consultório. Serão 2 consultórios disponíveis a princípio. Caso haja necessidade, um novo consultória será ativado. Após a consulta, caso a pessoa não esteja bem ou precise de algum atendimento, ela ficará na sala de observação. Se a pessoa precisar de algum exame, ele será marcado para a realização.

A medicação necessária para os atendimentos, se houver prescrição médica, estará disponível na farmácia do Sais, que encontra-se ao lado do Pame. Atestagem para a COVID-19 continuará mediante a prescrição do médico. As Unidades de Saúde de Indaial continuarão a realizar suas atividades normais e também irão receber pacientes com sintomas de COVID-19, caso seja necessário o atendimento.

O Secretário de Saúde Alexandre Dalabrida destaca que o Centro de Atendimento é especificamente para receber as pessoas com sintomas respiratórios e casos de COVID-19. Os demais atendimentos continuam nas Unidades de Saúde.

Para o Prefeito André Moser, o Centro de Atendimento é uma forma de ampliar e melhorar os atendimentos, proporcionar melhor qualidade nos serviços e também poder tirar dúvidas da comunidade, principalmente neste momento. “Estamos fazendo uma força-tarefa para equipar todas as frentes da saúde para oferecer mais segurança e proteção aos indaialenses, mas não podemos esquecer que cada um precisa fazer a sua parte para proteger quem amamos. Respeitar e seguir as medidas restritivas, o uso da máscara e evitar as aglomerações são as principais delas. Juntos vamos superar esse desafio”, disse o Prefeito.

Central de monitoramento na Câmara de Indaial

Central de Monitoramento de Indaial

Outro importante serviço realizado pela Secretaria é a Central de Monitoramento, que está localizada na Câmara de Vereadores de Indaial. Os atendimentos são realizados por 6 profissionais que através de ligação telefônica e whatsapp monitoram os pacientes com COVID-19, suspeitos e também em monitoramento. O trabalho funciona de domingo a domingo das 8h as 17h. Agora o atendimento do 0800-5555-022 também estará na Central de monitoramento, seguindo o mesmo horário de funcionamento.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.