Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Central de Penas Alternativas de Blumenau registra crescimento de 18,5% nos atendimentos em 2019

Por TJSC

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) da comarca de Blumenau registrou um aumento de 18,5% nos atendimentos em 2019. Foram abertos e monitorados 927 processos, contra 782 em 2018. Os casos foram encaminhados pelas 1ª, 2ª e 3ª varas criminais, Juizado Especial Criminal, Justiça Eleitoral e pós-audiências de custódia.

Conforme a assistente administrativo da CPMA, Gabriela Russi, o maior número de processos se deve ao atendimento de mais casos relacionados a crimes de trânsito e também às decisões das audiências de custódia, que começaram a ser recebidas em fevereiro. Os delitos mais comuns entre os que receberam o benefício de cumprir pena alternativa em 2019 foram porte ou posse de drogas (582), crimes de trânsito (100) e furto (44). A maioria dos atendidos foram homens (818) e solteiros (628).

Podem ser encaminhadas à CPMA pessoas que recebem pena de até quatro anos nos casos de crimes dolosos – cometidos com intenção de praticar o delito -, e sem restrição de tempo de pena para os delitos culposos – aqueles cometidos sem intenção.

Após o atendimento inicial, a equipe da CPMA traça o perfil da pessoa que irá cumprir a pena e a encaminha para uma entidade parceira, como asilos, creches, escolas, associações de moradores. Há casos de pessoas que são contratadas pela entidade após cumprirem a pena.

“A pena alternativa é um jeito mais inteligente e humano de fazer com que as pessoas paguem pelo erro que cometeram. A gente percebe que elas passam por uma transformação e terminam de um jeito diferente do que começaram”, observa a psicóloga Juciane Andreia Boldt, coordenadora da CPMA de Blumenau.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.