A notícia além do olhar técnico!

Centenário de Nascimento do Padre Raulino Reitz é celebrado em Indaial

Foi graças ao trabalho conjunto entre o padre e botânico Raulino Reitz e o preservacionista Valdemiro Nasato, de Indaial, que a vitória-régia, uma planta de origem amazônica, foi aclimatada no Município.

INDAIAL – No dia 22 de setembro, a Fundação Indaialense de Cultura promoverá um evento em celebração ao Centenário de Nascimento do Padre Raulino Reitz (19/09/1919). Toda a comunidade é convidada a prestigiar.

Às 8h, na Paróquia Santa Inês (rua Mal. Floriano Peixoto, 362, Centro), haverá uma Missa Festiva com apresentação cultural do Coral da FIC. Na sequência, na área externa da Paróquia, na Praça Municipal Valdemiro Nasato, diversas atrações culturais ocorrerão das 9h às 12h. Na programação estão apresentações da Banda Municipal Werner Pabst e do Grupo de Dança da Terceira Idade “Alte Freunde”, exposição fotográfica “Vitória-Régia em Indaial”, Feira de Artesanato e Biblioteca Móvel.

Foi graças ao trabalho conjunto entre o padre e botânico Raulino Reitz e o preservacionista Valdemiro Nasato, de Indaial, que a vitória-régia, uma planta de origem amazônica, foi aclimatada no Município. Primeiramente a vitória-régia foi aclimatada no Rio de Janeiro, quando o padre Raulino era diretor do Jardim Botânico. De lá, ele mandava sementes para Valdemiro aclimatar em Indaial.

Após alguns anos e várias tentativas, finalmente em 1976 a vitória-régia foi considerada aclimatada na cidade. Ela foi colocada em exposição pública, na cidade, em 8 de fevereiro de 1977, nos reservatórios do Jardim da Prefeitura Municipal – Praça Prefeito João Hennings Filho, onde permanece até hoje.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.