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Celesc retoma atendimento presencial e corte da energia aos inadimplentes

Por Judson Lima

SANTA CATARINA – A Celesc programou para está segunda-feira (03), a volta do atendimento presencial , considerando a realidade de cada município, sempre resguardando os empregados e a sociedade, e desde sábado (1º de agosto) voltou a ser permitido o corte de energia por falta de pagamento para consumidores residenciais a serviços e atividades considerados essenciais.

Nesses casos, a Celesc enviará ao consumidor nova notificação sobre existência de pagamentos pendentes, mesmo que já o tenha feito anteriormente. Entretanto, continua proibido o corte para alguns grupos de consumidores enquanto durar o estado de emergência da pandemia (conforme o Decreto Legislativo nº 6/2020, esse prazo atualmente vai até o final de 2020). São eles:
– Consumidores de baixa renda;
– Unidades onde more pessoa que dependa de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida;
– Unidades que deixaram de receber a fatura impressa sem autorização do consumidor;
– Aqueles em locais sem postos de arrecadação em funcionamento (como bancos e lotéricas, por exemplo) ou nos quais a circulação de pessoas seja restringida por ato do poder público.
– Cabe ressaltar que segue proibido aplicar o procedimento de cancelamento da tarifa social de energia elétrica. Seu reinício será realizado de acordo com as disposições do Ministério da Cidadania.

Para o retorno do atendimento presencial a Celesc  adota protocolos de segurança recomendados por autoridades de saúde, como a redução do número de pessoas em espera dentro da agência, o fornecimento de álcool em gel e a instalação de anteparos nas mesas dos atendentes, visando a segurança de empregados e clientes.

Vale ressaltar que a reabertura das lojas em cada município é submetida à análise detalhada de cada realidade e alinhada com as autoridades de saúde locais.

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