Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Catarinense é nomeado Cardeal pelo Papa Francisco

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BRASIL – O papa Francisco anunciou neste domingo (29), que o arcebispo metropolitano de Manaus, o catarinense nascido em Forquilha Dom Leonardo Ulrich Steiner de 71 anos é novo cardeal da Igreja Católica. Também foi nomeado o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa.

Dessa forma dom Leonardo Ulrich Steiner será o primeiro Cardeal da Igreja Católica na  Amazônia no Vaticano. Dom Leonardo foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM) no ano de 2020.

Dom Leonardo é o quinto catarinense a receber honraria de Cardeal. Os outros foram dom Jaime Barros Câmara, já falecido, nascido em São José e arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1953; dom Paulo Evaristo Arns, de Forquilhinha e arcebispo de São Paulo, em 1973; e dom Eusébio Scheidt, de Luzerna, em 2003, como arcebispo carioca e Dom João Braz de Aviz, nascido em 1947, na cidade de Mafra.

O anúncio do papa veio durante o evento Regina Coeli pelo Domingo da Ascensão do Senhor. Os cardeais são, em geral, os bispos das mais importantes dioceses do mundo, apesar de, na teoria, padres e diáconos também poderem exercer tal função. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas. E se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa.

“Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”, rezou Francisco após o anúncio.

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972, quando foi admitido no Noviciado desta Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978, quando os dois cursos eram integrados. Foi ordenado padre pelas mãos do cardeal Paulo Evaristo Arns, seu primo, no dia 21 de janeiro de 1978, em sua cidade natal. Por sua formação pedagógica, assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação. De 1981 a 1982, concluiu o curso de Pedagogia, e de 1987 a 1994 tornou-se “mestre de noviços”. A partir de 1995, o Frei Ulrich se transferiu para o Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, onde fez mestrado e doutorado em Filosofia.

De 1999 a 2003 exerceu a função de secretário geral do Pontifício Ateneu Antoniano. De volta ao Brasil, Frei Ulrich foi nomeado vigário da paróquia do Senhor Bom Jesus, Curitiba (PR), onde também passou a lecionar na Faculdade de Filosofia São Boaventura.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado bispo em 2 de fevereiro de 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MG), sucedendo a Dom Pedro Casaldáliga. Foi ordenado bispo no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenau (SC), pelo cardeal Paulo Evaristo Arns, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” que quer dizer “Verbo feito carne”.

De 2007 a 2011, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Oeste 2 da entidade, onde também foi bispo referencial para os presbíteros; para o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e para os jovens.

No dia 10 de maio de 2011 foi eleito secretário-geral da CNBB, durante a 49ª Assembleia Geral. Em 21 de setembro daquele ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

Dom Leonardo foi eleito como membro delegado pela CNBB para participar como padre sinodal da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma de 7 a 28 de outubro de 2012, com o tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

No dia 20 de abril de 2015, foi reeleito secretário-geral da CNBB. Ao lado do cardeal Sergio da Rocha e de dom Murilo Krieger, dom Leonardo mobilizou toda a Igreja no Brasil para a reforma da sede nacional da CNBB, em Brasília. Seu mandato foi concluído no dia 10 de maio de 2019.

No dia 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Sérgio Eduardo Castriani ao governo pastoral da Arquidiocese de Manaus (AM) e nomeou como novo arcebispo Dom Leonardo Ulrich Steiner, transferindo-o da sede titular de “Tisiduo” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

Fonte: Franciscano.org.br

 

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.