Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Caso suspeito de sarampo motiva Vigilância Epidemiológica de Indaial a convocar público-alvo

O sarampo é uma doença infecciosa grave

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A Vigilância Epidemiológica de Indaial convoca o público que esteve na área comercial do Centro de Distribuição do Top bairro Mulde, Restaurante Brasileiríssimo e Padaria Pão e Mel, de 21 a 27 de novembro, a comparecer na unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal do sarampo.

Nessa quinta, 28, a Vigilância foi notificada sobre um usuário com caso suspeito de sarampo, que passou nesses locais durante esse período. A pessoa trabalha em Indaial, mas reside em outra cidade. Já foram coletados exames para diagnóstico do sarampo no município de origem do usuário.


Caso algum morador tenha circulado por esses três locais, de 21 a 27 de novembro, e não esteja imunizado contra o sarampo ele estará mais suscetível a contrair o vírus da doença caso se confirme o diagnóstico do usuário.

Segundo caso suspeito de sarampo motiva Vigilância Epidemiológica de Indaial a convocar mais um público-alvo


A Vigilância Epidemiológica de Indaial identificou um segundo caso suspeito de sarampo. O usuário é morador de Indaial e esteve recentemente nos seguintes locais:

– dia 22: Centro de Distribuição Top – Mulde, Academia Corpo e Ação – Estrada das Areias e Paraíso dos Pastéis;

– dia 23: CD Top – Mulde;

– dia 24: Igreja Santa Inês e CD Top – Mulde;

– dia 25: CD Top – Mulde;

– dia 26: CD Top – Mulde e Supermercado Top – Tapajós;

– dia 27: CD Top – Mulde e Padaria Pão e Mel – Carijós;

– dia 28: CD Top – Mulde, HBR, Unidade de Saúde – Estrada das Areias, Farmácia Sesi – Centro e Cooper – Centro;

– dia 29: CD Top  Mulde.

Os exames do usuário para diagnóstico da doença foram coletados na manhã desta segunda, 2 de dezembro.

Diante da situação a Vigilância convoca a população que tenha circulado por esses locais nessas datas a comparecer na unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal do sarampo.

O primeiro caso suspeito da doença foi identificado pela Vigilância na última quinta, 28. A pessoa trabalha em Indaial, mas reside em outra cidade. Já foram coletados exames para diagnóstico do sarampo no município de origem do usuário e agora aguarda-se o resultado.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmissível e extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através de tosse, respiração ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Os principais sintomas são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas (essas últimas aparecem entre três a cinco dias depois dos primeiros sintomas). Ao apresentar esses sinais, procure imediatamente um serviço de saúde para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento adequados.

A Unidade Heinz Schutz estará aberta para essa vacinação das 8h às 17h. Moradores de todos os bairros poderão ir até o local para serem imunizados, com exceção de gestantes, menores de seis meses e pessoas com doenças autoimunes.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.