Slider

Casan investe R$ 800 mil no sistema de abastecimento de água em Apiúna

Por Judson Lima

APIÚNA – O prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, e o deputado estadual Milton Hobus estiveram na sede da CASAN nesta quinta-feira (14), participando de reunião sobre o Sistema de Abastecimento de Água.

Na reunião, foram apresentadas, de forma transparente, as dificuldades nos processos licitatórios para contratação das obras da nova Estação de Tratamento de Água. Na oportunidade, foi apresentado o novo cronograma para implantação da nova captação de água e conclusão da Estação de Tratamento de Água – um investimento superior a R$ 800 mil.

“Infelizmente tivemos dificuldades nas licitações, desde falência de empresa até o abandono de execução de obras, que nos obrigaram a refazer os processos”, disse a Presidente Roberta Maas dos Anjos, ao relatar à comitiva os motivos dos atrasos. “Mas estamos comprometidos em entregar a estação de tratamento e a unidade de captação ainda em 2021”, complementou a engenheira.

Prefeito Marcelo, deputado Milton e gerencia da Casan

Prometida em meados da década, por gestões passadas, as obras já começaram atrasadas devido a dificuldades de licenciamento ambiental e demoras na execução do projeto. No início de 2019, a construção da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) foi abandonada devido à falência da vencedora do processo licitatório.

Para retomar a obra e instalar a Estação de Tratamento, a CASAN lançou outra licitação, mas não houve empresas interessadas. No ano passado, a Companhia lançou a modalidade “Dispensa de Licitação”, mas a pandemia e o aumento substancial dos insumos da construção civil motivaram a desistência da construtora que havia se comprometido a assumir as duas obras.

“Estamos agora juntando os dois processos, de tratamento e recalque, em um só Edital para aumentar a atratividade da licitação e o leque de interessados”, explica o Superintendente Regional Norte-Vale, Rangel Barbosa. O novo cronograma prevê o a licitação concluída até maio e a finalização das obras até o início do próximo Verão.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.