Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

CAPS Timbó inova no atendimento e reforça campanha do Janeiro Branco

Por Aline Brehmer/Ascom PMT

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

TIMBÓ – O setor de saúde ainda passa por um momento desafiador e de transição, reinventando e inovando nas formas de oferecer atendimento e acolhimento a quem precisa. O distanciamento físico, que se faz necessário nesse momento, exige ainda mais humanização na hora de lidar com os pacientes. Neste Janeiro Branco a saúde mental ganha ainda mais visibilidade, tendo como tema: “Todo Cuidado Conta”.

A enfermeira e coordenadora do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) de Timbó, Andréia Jeanine Garcia Oss-Emer, diz que, aqui na cidade, os grupos terapêuticos tiveram que ser cancelados em março de 2020. “Foi uma decisão necessária, mas que gerou ansiedade e sofrimento para quem utilizava destes recursos como forma de cuidado e tratamento. Por isso lançamos mão de outras ferramentas”, explica.

CAPS Timbó

Nesta mudança, a tecnologia foi uma grande aliada! Através do WhatsApp, por exemplo, são realizadas consultas psicológicas, orientações e ligações. É também através do aplicativo que foi criado o Grupo Terapêutico, gerando integração e troca de experiências entre os pacientes. O contato de WhatsApp do CAPS Timbó é o (47) 3382-8473.

“Todas estas atividades são importantes para que os usuários e suas famílias possam continuar se sentindo acolhidos, principalmente diante das adversidades”, afirma a psicóloga do CAPS, Janaína Tápparo Braier.

CAPS trabalha em regime de plantão para atender à comunidade

O CAPS Timbó está trabalhando em regime de plantão até nesta sexta-feira, dia 15, com dois profissionais de saúde que fazem o acolhimento (escuta inicial), auriculoterapia (para alívio das queixas, orientações por telefone e aplicativo)visitas domiciliares, visitas ao Hospital e Maternidade Oase (com intuito de fornecer medicação ao pacientes que aguardam leito psiquiátrico), além de manter diálogo constante com a Unidade de Saúde da Família (USF) Nações para suprir necessidade de receitas e encaminhamentos.

Os atendimentos, até o dia 15, serão das 7h às 13h. A partir da próxima segunda-feira, dia 18, o CAPS volta a atender em horário normal (e seguindo todos os protocolos de segurança) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com a equipe multidisciplinar à disposição. É importante ressaltar que o CAPS de Timbó é também referência em saúde mental para os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. O telefone do CAPS é o (47) 3382-8473.

É preciso falar sobre saúde mental

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre o comportamento dos brasileiros durante esse período de isolamento mostrou que a prevalência de pessoas com estresse agudo aumentou de 6,9% (em março de 2020) para 14,7% (em junho do mesmo ano).

“Acredita-se que o principal fator seja a incerteza com relação ao futuro e ao medo de contaminação e adoecimento/morte, conforme a pesquisa relatada. Muitas pessoas perderam o emprego, tiveram seus salários reduzidos, viram as oportunidades diminuírem ou mesmo desaparecerem. Isso contribui muito para o adoecimento das pessoas. Quem procura ajuda dá um passo muito importante e precisa ser muito forte para isso. O CAPS está à disposição para auxiliar, conversar e atender quem precisar”, complementa a fisioterapeuta do Caps, Fernanda Vicenzi Pavan.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.