UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Bella Cittá Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Capacitação para profissionais da saúde e lideranças solicitado pela Câmara Mirim é realizado em Ascurra pelo Ministério da Saúde

Por Judson Lima

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

ASCURRA – O Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), promoverá, no próximo dia 16 de outubro (sábado), na cidade de Ascurra as 10h da manhã, o evento é voltado a profissionais da saúde, lideranças e a comunidade, o pedido foi formulado pelos vereadores mirins da Câmara Municipal de Ascurra, através do vereador mirim Igor Moser.

Em Santa Catarina, o evento apresentar três grandes ações: o novo “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, a campanha “Vamos prevenir a obesidade infantil: 1,2,3 e já!” e a palestra “Importância da Atividade Física para a Saúde Física e Mental”.

A programação, que contará com as presenças dos secretários da SGTES, Mayra Pinheiro, e da SAPS, Raphael Câmara, ocorrerá no auditório do Teatro Domingos Sávio, no Colégio São Paulo.

Igor Moser e Mayra Pinheiro

O evento, que objetiva qualificar lideranças e formar multiplicadores da Saúde capazes de disseminar as informações sobre os temas apresentados, cumprirá todos os protocolos de segurança previstos para o controle e prevenção da Covid-19, como distanciamento social, aferição de temperatura, reforço na higienização dos espaços e limitação de público.

O “Guia de Atividade Física para a População Brasileira”, lançado pela SAPS no último dia 28 de junho, traz recomendações para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, fatores fundamentais para a manutenção dos cuidados com a saúde mental, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19, que potencializou o surgimento e ou agravamento de problemas psíquicos devido as mortes ocasionadas pela doença, isolamento social e perdas econômicas.

A campanha contra a obesidade infantil, lançada no último dia 10 de agosto pela SAPS, dispõe sobre diversas ações voltadas para a saúde das crianças, com o objetivo de incentivar a alimentação saudável. Como parte da iniciativa, a SGTES desenvolveu um curso on-line para profissionais da saúde sobre prevenção e controle do excesso de peso

O curso “Obesidade Infantil: uma visão global da prevenção e controle na atenção primária” é gratuito, está disponível na plataforma Avasus (https://avasus.ufrn.br/) e tem carga horária de 40 horas. Na plataforma UniverSUS Brasil (https://universusbrasil.saude.gov.br/) também estão disponíveis, com inscrições gratuitas, os cursos “Prevenção do Suicídio” e “Prevenção da Automutilação”.

As capacitações de 40 e 20 horas, respectivamente, promovem o acesso a informações imprescindíveis sobre os dois temas, com o intuito de qualificar adultos para atuarem junto aos adolescentes de 11 a 18 anos, de maneira didática e acessível.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.