Câmara de Vereadores presta homenagem à primeira turma feminina do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau

Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

BLUMENAU – A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou nesta segunda-feira (15), uma solenidade em comemoração aos 25 anos da primeira formação da Polícia Militar Feminina de Blumenau. Foram entregues 23 diplomas de reconhecimento às primeiras oficiais da Polícia Militar da cidade e aos oficiais que contribuíram com a formação da corporação.

Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

O evento foi proposto pelo vereador Zeca Bombeiro (SD), subscrito pelo presidente Marcelo Lanzarin (MDB) e aprovado por todos os parlamentares. A solenidade contou ainda com as presenças dos vereadores Almir Vieira (PP); Oldemar Becker (DEM); Jovino Cardoso (PROS); do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido); do deputado estadual Coronel Onir Mocelin (PSL); do comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Jefferson Schmidt; da coronel Claudete Lehmkuhl, diretora de Instrução e Ensino da PM/SC; da coronel da reserva Edenice Cruz Fraga e do tenente-coronel Luciano Mombelli da Luz, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

O vereador Zeca Bombeiro destacou os 25 anos de história de sucesso construída por todas as policiais femininas. “É um prazer muito grande reencontrar muitas daquelas profissionais com quem trabalhei enquanto fui Bombeiro Militar em Blumenau. O trabalho em conjunto da Polícia Militar com os Bombeiros é muito importante para a comunidade. Essa homenagem é um reconhecimento por uma vida de serviços prestados à cidade”, sustentou.

O prefeito Mario Hildebrandt assinalou a importância da homenagem à turma que deixou seu legado. Falou das precursoras da luta, valorização e busca pela igualdade das mulheres no mercado de trabalho. “Eram meninas, hoje são policiais reconhecidas pela intervenção. Hoje as meninas do Colégio Militar de Blumenau se espelham em vocês”, mencionou. Agradeceu às policiais que sempre protegeram, acolheram e deram segurança à cidade de Blumenau.

O deputado estadual Coronel Onir Mocelin lembrou que em 1997 formou as primeiras guarda-vidas do Brasil, em um tempo em que as pessoas não levavam a ideia a sério, mas que hoje todas as equipes possuem guarda-vidas femininas. Registrou ainda que tem uma filha que é policial militar, em Balneário Camboriú. “Em 1983 eram 13 mil policiais no Estado e que hoje são 10 mil policiais. Seguindo a proporcionalidade, o Estado deveria ter 25 mil policiais militares”, mencionou. Ele também reconheceu o trabalho e dedicação de todas aquelas que vestem a farda todos os dias para defender a comunidade.

A coronel Claudete Lehmkuhl disse que é sempre muito bom recordar as histórias e relembrar as vitórias nesse tempo de Polícia Militar feminina. “A Polícia Militar feminina desbravou e permitiu que a mulher acessasse a corporação. Era apenas uma companhia em Florianópolis, quando começou a haver pressão para que as policiais femininas também estivessem em outras cidades do estado”, lembrou. Apontou que na época do prefeito Renato Vianna foi construído um espaço ao lado do 10º Batalhão da PM para as policiais femininas. Disse que é importante valorizar essa história e fez referência ao empenho da coronel Edenice Cruz Fraga.

A coronel Edenice Cruz Fraga falou em nome do 10º Batalhão de Polícia Militar Feminina. Emocionada, convidou as demais integrantes da corporação para estarem ao seu lado no momento de seu discurso. Lembrou de quando veio para Blumenau e disse que as meninas foram cunhadas com muito amor, afeto e firmeza. “Essa firmeza me deu a convicção que eu poderia dar uma missão e que essa missão seria cumprida”. Lembrou da atuação da corporação em 1997, durante um caso emblemático registrado no município, quando a PM capturou um assaltante de bancos e carros-fortes em Blumenau. “Agradeço a cada uma de vocês a confiança. Agradeço a sociedade que nos recebeu muito bem. A PM feminina foi um marco porque ela mostrou que as mulheres na década de 90 já tinham potencial, que era questionado naquela época e ainda é”, enfatizou. Recitou ainda o poema “Saudoso Soldado”, escrito por ela.

A sessão solene será reprisada pela TVL neste sábado (20) às 21h, no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site do Legislativo: camarablu.sc.gov.br .

Homenageados:

Coronel Claudete Lehmkuhl
Coronel Roque Heerdt
Coronel Valmir Lemos
Coronel Edenice Cruz Fraga
Adriana Cristina Longo
Adriana Vieira
Alexandra Yoná Longo
Andréa Luciana Zonta Cabral
Catarina de Cássia Garcia de Mattos
Cleusa Schelbauer dos Santos
Delair Menin
Giovana da Silva
Iara Lopes
Iraci Morbach
Luciana do Desterro Azevedo dos Anjos
Lurdes Bornhofen Tanan Sales
Magali Thais dos Santos
Marilea Koepsel
Meri Ionara Luchtenberg
Roseli Jacoski
Silvana Mazzini
Tania Franco
Lisete Skonieczny

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here