INDAIAL – Em uma sessão histórica realizada na noite desta terça-feira (26), o plenário da Câmara de Vereadores de Indaial esteve completamente lotado para a aprovação em única votação e de forma unânime do projeto que autoriza a celebração de um convênio entre o Município de Indaial e a Associação Beneficente Hospital Beatriz Ramos (HBR) para o repasse de assistência financeira complementar da União, destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
A lei, agora aprovada, permite que o Município, por meio do Fundo Municipal de Saúde, estabeleça convênios com a HBR para o repasse dos valores destinados a essa finalidade. O repasse inicial, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023, está estimado em R$ 452.072,64 (quatrocentos e cinquenta e dois mil e setenta e dois reais e sessenta e quatro centavos). Futuros repasses, com o mesmo propósito, não necessitarão de uma nova lei, apenas a comunicação ao Poder Legislativo e a celebração de aditivo ao convênio.

Durante a discussão, a maioria dos vereadores que tomaram a palavra destacaram o extraordinário heroísmo dos profissionais de enfermagem, técnicos e demais integrantes da equipe de saúde durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Muitos enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Beatriz Ramos e dos postos de saúde de Indaial foram às lágrimas em resposta ao importante gesto do legislativo.
A aprovação desse projeto representa um marco significativo no reconhecimento e valorização dos profissionais da saúde em Indaial.