APIÚNA – A 2ª Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores de Apiúna, realizada na última segunda-feira (09/06) no salão comunitário de Subida, foi marcada por intensa participação popular. Durante, lideranças comunitárias fizeram uso da palavra para apresentar reivindicações, questionamentos e elogios à iniciativa do Legislativo municipal.
Maicon Comandolli, presidente do CPC da Capela Santo Antônio, foi um dos primeiros a se manifestar; depois Amauri Manes, presidente do CPC da Capela Nossa Senhora do Caravaggio, e em seguida Jaison Guilherme Vendramin, gestor da Escola Básica Subida, trouxe à tona as necessidades educacionais.
A sessão terminou com o compromisso dos vereadores de dar retorno sobre as demandas apresentadas até a próxima reunião ordinária.

Resumo da 2ºSessão Itinerante da Câmara de Vereadores de APIÚNA, realizada na comunidade de SUBIDA, nesta segunda-feira, dia 09-06-2025 às 19hrs.
MATÉRIA DO LEGISLATIVO
Votação Única a Emenda nº 1 do Projeto de Lei Ordinária nº 12/2025:
“Altera o artigo 3º, 12º, no Projeto de Lei Ordinária nº 12/2025”
Em 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 12/2025:
DISPÕE SOBRE O PROGRAMA DE SILÊNCIO URBANO – “PSIU” E DETERMINA PROVIDÊNCIAS CONEXAS.
INDICAÇÕES
Nº 80/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, através da secretaria municipal de saúde, que seja disponibilizado o atendimento mensal de vacinação aos pacientes que são atendidos na nova Unidade de Saúde do Posto Fiscal. Justificativa: facilitar o acesso da população ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Nº 83/2025, O Vereador que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, a continuação da pavimentação asfáltica na estrada principal da comunidade Santo Antônio. Justificativa: a pavimentação asfáltica traz benefícios aos moradores e aqueles que utilizam as vias de acesso. A continuidade desta obra, é uma grande melhoria na qualidade de vida da população local.
Nº 84/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, a instalação da rede de abastecimento de água tratada nas seguintes vias: Estrada da Chapada, Caeté e Santo Antônio. Justificativa: A presente solicitação atende ao clamor dos moradores das referidas localidades, que atualmente enfrentam sérias dificuldades quanto ao abastecimento regular de água potável. A falta de rede pública compromete a saúde, a qualidade de vida e a dignidade das famílias residentes nesses bairros. Trata-se de uma medida essencial para garantir o acesso a um serviço básico, previsto constitucionalmente como direito de todos e dever do Estado. Além disso, a instalação da rede de água tratada contribui para a valorização dos imóveis, desenvolvimento urbano e prevenção de doenças
Nº 85/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, à Secretaria Municipal de Obras e à Secretaria de Esportes e Lazer, melhorias no espaço público localizado na localidade de Santo Antônio, incluindo: Manutenção e reparos nos equipamentos da academia ao ar livre; Troca e/ou instalação de novas lixeiras no entorno; Implantação de um playground mais seguro e adequado às crianças da comunidade e vestiários. Justificativa: O espaço em questão é utilizado por famílias, crianças, jovens e idosos da comunidade, sendo um importante ponto de lazer, convivência e prática de atividades físicas. No entanto, encontra-se com equipamentos danificados, lixeiras insuficientes e deterioradas, além de um playground antigo e inadequado, que não atende às necessidades de segurança e acessibilidade para as crianças. Os vestiários proporcionarão mais conforto, higiene e dignidade aos usuários, especialmente aqueles que participam de atividades esportivas e recreativas no espaço. Investir na revitalização desses espaços promove saúde, bem-estar e integração social. Esta indicação visa garantir melhores condições de uso para os moradores e reforça o compromisso com a valorização dos espaços públicos de convivência e lazer.
Nº 86/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, solicitando a execução dos serviços de pintura e recapeamento do asfalto sobre a ponte localizada próximo ao Ginásio de Esportes Subida. Justificativa: A ponte mencionada apresenta desgaste no asfalto e pintura desbotada, comprometendo a segurança de motoristas e pedestres que utilizam o local diariamente. A pintura de proteção e sinalização, aliada ao recapeamento do asfalto, visa preservar a estrutura da ponte, garantir maior durabilidade e proporcionar mais segurança e conforto à população.
Nº 87/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, e à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, que seja realizada a manutenção e os devidos reparos no asfalto, nas calçadas e na tubulação nas proximidades do Beco do Elísio, localidade de Subida. Justificativa: A solicitação visa atender às necessidades da população local, uma vez que o referido trecho próximo ao Beco do Elísio apresenta um declínio acentuado que indica ser um problema com a tubulação, o que pode agravar ainda mais a situação do pavimento e comprometer a drenagem da área. Os reparos no asfalto em pontos específicos da localidade, visa minimizar riscos à segurança do trânsito, evitando acidentes e facilitando o acesso de moradores e demais usuários. Além disso, existem alguns trechos das calçadas de paver que fazem o trajeto do mercado Subida até a Usina que estão danificadas, comprometendo a mobilidade dos pedestres, especialmente de idosos, crianças e pessoas com deficiência. Portanto, trata-se de uma intervenção urgente e necessária, que contribuirá para a melhoria da infraestrutura urbana, segurança viária e qualidade de vida da comunidade local.
Nº 88/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, o reconhecimento oficial da via atualmente conhecida como “Beco do Vicente”, localizada no bairro Subida, com a denominação de “Rua Zenaide de Souza”, e sua inclusão no cadastro oficial de logradouros do município. Justificativa: A via em questão, conhecida popularmente como “Beco do Vicente”, é amplamente utilizada pelos moradores e faz parte da rotina da comunidade. A proposta de denominação como Rua Zenaide de Souza tem como objetivo homenagear uma moradora muito querida e prestativa, reconhecida por sua dedicação à vizinhança e por sempre contribuir com o bem-estar da comunidade. Seu nome carrega um valor simbólico de respeito, solidariedade e memória afetiva para todos que a conheceram
Nº 89/2025, A Vereadora que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, a inclusão no cronograma de obras da pavimentação asfáltica ou rígida do Beco Elísio e Beco Vicente. Justificativa: A pavimentação atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que há anos convivem com poeira, lama e dificuldades no tráfego de veículos e pedestres. A obra trará benefícios importantes à comunidade, como melhoria na qualidade de vida, mais segurança no deslocamento diário, valorização dos imóveis, além de reduzir os custos com manutenção frequente das vias. Levando em consideração o tráfego intenso de veículos nestas ruas. Trata-se de uma infraestrutura essencial, que promove dignidade, bem-estar e desenvolvimento para a região.
Nº 90/2025, O vereador que subscreve a presente, vem solicitar ao executivo, implementação de iluminação pública na rua Caeté que dá acesso ao Baguaçu, na parte onde foi decretado extensão urbana. Justificativa: é uma rua bem movimentada e faz parte da extensão urbana onde os moradores pagam IPTU, também trará mais conforto e segurança para quem irá trafegar por lá.
REQUERIMENTOS
Nº 14/2025, Vereadora no município de Apiúna, com fundamento no Regimento Interno desta Casa Legislativa e na Lei Orgânica Municipal, vem respeitosamente, requerer ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal que responda os seguintes questionamentos:
- Existe a possibilidade de ser realizada uma avaliação técnica e o reforço na sinalização da rotatória localizada na comunidade de Subida?
- Se a Prefeitura possui algum projeto ou ideia de como melhorar e garantir a segurança na localidade? Justificativa: Em razão do aumento significativo no fluxo de veículos, decorrente da implantação do sistema de siga e pare na ponte próxima ao local, a sinalização atual tem gerado confusão quanto à preferência de passagem, o que compromete a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Muitos condutores têm dúvidas sobre quem tem prioridade, resultando em manobras perigosas e risco de acidentes.
Dessa forma, requeremos que seja realizada vistoria técnica no local, com foco na correção e reforço da sinalização horizontal e vertical, tornando clara e visível a regra de preferência na rotatória. Essa medida se apresenta como uma ação preventiva, com o objetivo de evitar possíveis acidentes e transtornos à população local, promovendo um tráfego mais seguro e organizado.
ACOMPANHE AS SESSÕES:
Acompanhe de forma virtual as sessões da Câmara de Vereadores, com transmissão ao vivo por meio do Youtube, basta procurar na aba de pesquisa do Youtube pelo canal oficial da casa “Câmara de Vereadores de Apiúna”, lá você encontrará todas as sessões. As sessões se realizam todas as Segundas-Feiras, a partir das 19:00 horas e são presididas pelo atual Presidente da Câmara Vereador Josemar Lisieski, CAZUZA. (https://www.youtube.com/@camaraapiuna). Você também pode nos seguir no Instagram e Facebook, pesquisando por Câmara de Vereadores de Apiúna.