BLUMENAU – Na sessão ordinária desta terça-feira (1º), os vereadores da Câmara de Blumenau aprovaram, em redação final, o Projeto de Lei Complementar nº 2411/2025, de autoria do Poder Executivo, que antecipa para maio o reajuste do auxílio-alimentação dos servidores públicos municipais, incluindo os das autarquias e fundações. O novo valor será de R$ 1.141,56 mensais, com aplicação retroativa à folha de pagamento de maio.
A proposta atende à solicitação do Sintraseb e resulta das negociações da campanha salarial deste ano. No texto aprovado anteriormente, o reajuste estava previsto apenas para dezembro. O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Componentes CPI do Saneamento
Durante a sessão, foram indicados pelos blocos e bancadas partidárias os vereadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por apurar possíveis irregularidades no contrato de concessão do serviço de esgotamento sanitário em Blumenau. Integrarão a comissão os parlamentares Bruno Cunha (PSDB/Cidadania), Diego Nasato (NOVO), Egídio Beckhauser (Republicanos), Flávio Linhares (PL) e Marcelo Lanzarin (Progressistas).
A reunião de instalação da CPI está marcada para quinta-feira, 3 de julho, às 14h45, quando serão escolhidos o presidente, o vice-presidente e o relator. A partir dessa data, inicia-se o prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos da comissão.
Esporte e solidariedade
Outro destaque foi a aprovação do Projeto de Lei nº 9191/2025, de autoria da vereadora Silmara Miguel (PSD), que institui o “Dia da Corrida da Virada Acorde” em 31 de dezembro. O evento, promovido pelo Centro de Apoio à Família Shalom (CAF Shalom), busca incentivar o esporte, promover a saúde e arrecadar recursos para projetos sociais. Desde sua criação, em 2021, a corrida cresceu de 48 para mais de 700 participantes em 2024 e contribui para a promoção turística da cidade, com premiações inspiradas em seus pontos turísticos.
Moção segurança pública
Também foi aprovada a Moção nº 195/2025, do vereador Ailton de Souza – Ito (PL), que faz apelo ao governador Jorginho Mello para a realização de concurso público para os cargos de agente e escrivão da Polícia Civil de Santa Catarina.
Nova comissão
O plenário também aprovou o Requerimento nº 1525/2025, do vereador Adriano Pereira (PT), que solicita a criação de uma Comissão Temporária Especial para acompanhar a situação do Corpo de Bombeiros Militar em Blumenau. A comissão, com duração de 120 dias, deverá propor soluções para o retorno da central 193 ao município, ampliação de efetivo, criação de novas bases e o retorno do helicóptero Arcanjo. Assista aqui a discussão.
Confira aqui a lista completa de projetos e proposições aprovados na sessão desta terça-feira (1).
Tribuna Livre
O 2º secretário da AMPE Blumenau, Luiz José Pardal, usou a tribuna livre da Câmara nesta terça-feira (1) para apresentar a Cartilha “Violência contra a Mulher nos Condomínios”. Ele destacou que o material, a ser lançado no dia 24 de julho, visa orientar síndicos e moradores sobre como agir diante de casos de violência doméstica. Segundo Pardal, cerca de um terço da população de Blumenau vive em condomínios, o que reforça a urgência da iniciativa. A cartilha foi elaborada com apoio da OAB Blumenau e da Rede Catarina. Ele pediu o apoio dos vereadores para ampliar a divulgação do conteúdo.