INDAIAL – A popularização do futebol americano já é uma tendência no Brasil. A bola oval tem conquistado cada vez mais admiradores e, inclusive, formando torcidas com os times da NFL (National Football League), a liga nacional dos Estados Unidos.
O esporte porém, ainda peca pela falta de conhecimento, até mesmo, dos amantes do esporte. O jogo é demorado e tem diversas regras e formas diferentes de pontuação, explicar cada detalhe para alguém, é muito mais complexo do que simplesmente ensinar uma pessoa a regra do impedimento no nosso futebol tradicional.
Mesmo com todas as dificuldades, entretanto, um grupo de amigos resolveu apostar na criação de um time time de futebol americano em Indaial, e esse projeto completou neste mês de Novembro, um ano de existência.
Brasil é o 3º maior consumidor de futebol americano no mundo
O número revelado pelo Jornal inglês “The Indepent” em fevereiro de 2015, mostra o Brasil como o terceiro maior consumidor de futebol americano do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos – por questões óbvias – e do México.
Segundo o levantamento, 23,3 milhões de mexicanos se declararam amantes do principal campeonato do mundo jogado com a bola oval, ao passo que os brasileiros são 19,7 milhões. Líderes absolutos, os norte-americanos são 115 milhões.
Confira o gráfico exemplificando os números de audiência de futebol americano no mundo:
Exemplificando os números em 2017
A épica virada do New England Patriots sobre o Atlanta Falcons foi assistida por cerca de 111,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
De acordo com a Nielsen, empresa que mede os números de telespectadores, a vitória dos Patriots por 34 a 28 na primeira decisão em prorrogação teve audiência “modesta” durante seu início.
No Brasil, o Super Bowl LI ficou marcado pelo recorde de audiência da ESPN na transmissão exclusiva do evento para a TV por assinatura.
Durante a exibição da partida a ESPN foi líder entre todos os canais da TV paga e registrou um aumento de 35% no comparativo com a edição 2016. A transmissão completa do Super Bowl impactou mais de 754 mil pessoas com TV paga.
Os fãs de esportes acompanharam a partida por aproximadamente 1h32 minutos em média, número que demonstra a crescente afinidade do público brasileiro com a NFL. Entre o público masculino de 25 a 34 anos, a audiência registrada foi 54% superior em comparação ao último ano. Assim como nas edições anteriores, a audiência feminina também foi destaque: quatro em cada dez pessoas que acompanharam o evento foram mulheres.
Futebol Americano em Indaial
O Vale do Itajaí já tem um projeto conhecido no cenário nacional de futebol americano com o Timbó Rex, time de Timbó que já figura entre os grandes do Brasil há, pelo menos, três anos. Em Indaial, o futebol americano passou a se tornar um compromisso sério com o time do Bugios. Criado em novembro de 2016, o Bugios completou neste mês, um ano de existência, e o Jornal Vale Alternativo procurou o time para fazer uma entrevista e falar do primeiro jogo oficial do time, que acontece no dia 25 de novembro, no Parque Municipal Jorge Hardt.