Slider

Bonican é registrado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Rodeio

Por Judson Lima

RODEIO – Foi aprovada a Lei ordinária nº 2171 de 24 de fevereiro de 2021 registra o bonican como patrimônio cultural imaterial da cidade de Rodeio e garante a manutenção histórica do produto, além de fomentar o comércio local desta bebida.

O registro também é uma oportunidade de apresentar essa mercadoria a visitantes e turistas, disseminando essa prática cultural por diversas regiões.

O que é o Bonican?

O bonican (bonikamp) é um digestivo amargo que serve para combater as dores estomacais. É bastante comum nas festas familiares, elaborado a partir da infusão de até 25 tipos de ervas medicinais e aromáticas, variando da receita de cada família passada de geração em geração.

Qual a importância de torná-lo patrimônio cultural imaterial?

Em Rodeio existem vários produtores dessa bebida, daí a importância de torná-la patrimônio imaterial de maneira oficial.

Essa medida também incentiva a produção desta bebida artesanal e possibilita a criação de festividades no calendário municipal voltadas a manutenção desta bebida típica.

Cabe ressaltar que a Lei contribuirá para a criação de políticas públicas voltadas à divulgação e manutenção desse digestivo em nosso município.

Parabéns a Câmara de Vereadores por aprovar esse importante projeto e colaborar para salvaguardar costumes e histórias da nossa população.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.