A notícia além do olhar técnico!

Bombeiros atendem duas ocorrências de incêndio nesta segunda-feira, em Blumenau

BLUMENAU – O Corpo de Bombeiros de Blumenau atenderam duas ocorrências de incêndio em residências, nesta segunda-feira, em Blumenau. O primeiro caso foi pela manhã, por volta das 10h30min, na Rua Vitorino Odelli, no bairro Salto. Segundo os bombeiros, a guarnição do quartel do Salto do Norte chegou logo após o chamado e conteve as chamas rapidamente.

De acordo com os bombeiros, o incêndio foi provocado pelo rompimento da mangueira de GLP, localizada atrás do fogão. A mangueira estava vencida e não era adequada para este uso. A estrutura da residência de madeira não chegou a ser atingida, mas alguns móveis, como fogão, sofá, parte da divisória e foro de PVC foram danificadas pelo incêndio.

O incêndio se restringiu a um cômodo, onde ficava a área de lavação
Uma máquina de lavar acabou pegando fogo e o próprio morador controlou as chamas

(Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Blumenau)

O segundo caso foi registrado na tarde desta segunda-feira, por volta das 16h, na Rua Ipojuca, no bairro Fortaleza. Segundo os bombeiros, o incêndio se restringiu a um cômodo, onde ficava a área de lavação. Uma máquina de lavar acabou pegando fogo e o próprio morador, que possui treinamento de brigada de incêndio controlou as chamas.

Dicas de prevenção

– Nunca deixe panelas aquecendo no fogão sem supervisão. Após a secagem do conteúdo interno, pode ocorrer um incêndio no utensílio.

– Jamais utilize mangueiras genéricas para instalação de GLP. O CBMSC recomenda que as mangueiras instaladas em residências unifamiliares possuam as seguintes características previstas na Instrução Normativa nº 08:

Marca ou identificação do fabricante;

Número da NBR de fabricação;

Aplicação da mangueira (gás GLP/GN);

Data de fabricação e/ou validade;

Diâmetro nominal ou classe de aplicação;

Pressão máxima de trabalho;

Possuir comprimento máximo de 1,25 m para fogão e 40 cm para aquecedores de passagem a gás.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.