A notícia além do olhar técnico!

Blumenauense é promessa para as próximas Paralimpíadas

BLUMENAU – A paratleta blumenauense Isabelle Garcia Velásquez retornou de São Paulo (SP) nesta segunda-feira, dia 5, com grandes perspectivas para o seu futuro no Paradesporto. A atleta do programa da Prefeitura de Blumenau, mantido pela Secretaria de Educação (Semed), participou do Camping de Verão, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na ocasião, ela frequentou treinos e passou por avaliações até ser considerada uma das promessas para as próximas Paralimpíadas, em Tóquio 2020 ou Paris 2024.

O projeto do CPB reuniu os 40 melhores atletas de todo o país na modalidade de natação paralímpica, selecionados dentre 500 jovens que foram avaliados. “Foi uma experiência única, de muito aprendizado. Pude ver como é a vida de um atleta de alto rendimento e é isso o que quero pro meu futuro”, observou a jovem de 15 anos. Durante o período em que esteve em São Paulo, a rotina de Isabelle se resumiu a treinos e cuidados com a alimentação.

“Agora, eles enviarão para o professor dela orientações de treinos e acompanharão os resultados até junho, quando ela deverá voltar para São Paulo para uma nova avaliação”, explica a diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli. A expectativa, segundo ela, é de que Isabelle consiga já uma vaga nos próximos Jogos Parapan-Americanos, em 2019, no Peru.

Isabelle entrou para o Paradesporto de Blumenau em 2016, buscando uma melhora na qualidade de vida e um complemento para a fisioterapia. Desde os dez anos de idade, ela enfrenta uma síndrome ainda não diagnosticada, que a fez perder a força muscular e parte dos movimentos. Quando iniciou as aulas de natação, usava cadeira de rodas para se locomover. Hoje, já consegue andar sozinha e é um dos destaques da sua equipe. “Agora quero chegar longe e viver como atleta”, afirma a garota que teve a vida transformada pelo esporte.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.