A notícia além do olhar técnico!

Blumenau retoma aulas presenciais por determinação do Estado

Para os pais que optarem pelo ensino presencial, atividades pedagógicas retornam dia 26

BLUMENAU – O prefeito de Blumenau e membros do colegiado definiram como será o calendário da Rede Municipal de Ensino até dezembro, diante da determinação do Governo do Estado, por meio da Portaria 778, a reunião aconteceu ontem (12). A portaria conjunta das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação determina o retorno das aulas presenciais em cidades que estejam no nível alto da matriz de risco.

Foi confirmado que as atividades presenciais retornam a partir do próximo dia 26 e as não presenciais, por meio da plataforma Google Sala de Aula e material físico, permanecerão até o fim do ano.

Para garantir a volta às aulas com toda a segurança sanitária para alunos e professores foi criado o Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais, que tem a função de elaborar o Plano de Contingência Municipal de Prevenção, Monitoramento e Controle da disseminação da Covid-19, e as Comissões Escolares, que possuem autonomia para definir como, quando e se voltam.

Atividades pedagógicas presenciais

Para os pais que desejarem e optarem pelo ensino presencial dos filhos, as atividades pedagógicas presenciais voltam no dia 26 de outubro, de forma gradual, começando pelas anos finais de cada etapa da educação básica. Para cumprir as determinações do Estado, o retorno será de forma escalonada, com quatro horas de duração, iniciando pelos anos finais dos ensinos fundamental e infantil, além do Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, as turmas serão divididas em grupos conforme número de estudantes inscritos para o retorno das aulas, para evitar aglomeração e cumprir as regras sanitárias.

No dia 26 iniciam alunos do EJA, dos nonos e quintos anos do fundamental, além do pré-escolar do primeiro grupo. Já no dia 3 de novembro, os alunos que iniciaram as aulas na semana anterior farão apenas atividades não presenciais. Retornam à sala de aula os
alunos do próximo grupo e os estudantes dos oitavos e quartos anos, além da segunda turma de pré. Dessa forma serão incluídas novas turmas de estudantes a cada nova semana.

“Estamos trabalhando para garantir um retorno com segurança para toda a comunidade escolar, mas vale deixar claro que os pais que optarem em não levar seus filhos às unidades não serão prejudicados com perda de vaga ou com avaliação dos alunos”, reforça a secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Rede privada de ensino

O Município dará autonomia para que as instituições privadas definam a melhor forma de retorno das aulas de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar seguindo as legislações do governo estadual.

Entrega de Kits da Alimentação Escolar

A Prefeitura informa que as entregas dos Kits Alimentação Escolar seguirão para todos os estudantes cadastrados, mesmo para aqueles que voltarem a frequentar as aulas presenciais.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.