Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Blumenau reduz em 83% a população em situação de rua

Ações como a abertura de abrigos provisórios, encaminhamentos para comunidades terapêuticas e retorno para as famílias contribuíram para esta redução

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A população em situação de rua é um público vulnerável e com o início da pandemia a preocupação com eles em Blumenau aumentou. Antes deste período, a estimativa era de que haviam cerca de 300 pessoas nas ruas do município. Com a intensificação das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) esse número caiu para 50.

A redução de 83% da população que está nas ruas se deve a várias ações desenvolvidas pela Semudes, como a abertura de dois Abrigos Provisórios por conta da pandemia do Coronavírus, que atualmente mantém cerca de 100 abrigados em Blumenau.

Desde o início da pandemia, em 19 de março, a Diretoria de Políticas sobre Drogas fez o encaminhamento de 68 pessoas para comunidades terapêuticas. Além disso, a Assistência Social proporcionou o retorno das pessoas em vulnerabilidade para as famílias e cidades de origem.

Com a chegada do frio a Semudes tem ainda mais cuidado com estas pessoas que estão nas ruas, por isso a Abordagem Social irá ampliar o horário de atendimento a partir desta semana. De segunda a sexta-feira o serviço atenderá das 05h30 à 01h, sábados e domingos das 08h às 20h.

Abordagem Social

A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Além de entregar cobertores e máscaras para os usuários. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, o contato pode ser feito pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.

Centro POP

No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.