Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Blumenau marca presença em evento de descendência alemã

Encontro em Treze Tílias reuniu comunidades da América Latina com forte presença da cultura germânica.

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – O Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, representou Blumenau no 17º Encontro de Comunidades de fala Alemã da América Latina (CAAL). O evento, com duração de três dias, começou quinta-feira, dia 12 de setembro, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, em Treze Tílias. A cerimônia de abertura contou com o prestígio da vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, e de representantes de cidades brasileiras, uruguaias, paraguaias, chilenas e peruanas.

O CAAL é um evento coordenado pela prefeitura de Treze Tílias e secretarias de Cultura e Turismo daquele município, localizado na região Oeste do Estado. A programação foi até sábado, dia 14, com entrada gratuita.

Rodrigo Ramos conduziu uma palestra sobre o modelo adotado por Blumenau na Semana Nacional de Língua Alemã, promovida entre 4 e 16 de abril. “Blumenau foi a cidade que mais teve ações no país, com 103 atividades”, contabilizou o secretário. “Apresentamos o modelo de parceria que a prefeitura e a SMC possuem com os demais segmentos da sociedade, além de tratar dos 200 anos de aniversário do Dr. Blumenau e da descoberta de documentos, transcrições e a programação do bicentenário do fundador.”

Troca de experiências
O encontro reuniu em Treze Tílias cerca de 150 pessoas do Brasil e países da América do Sul. “Foram apresentados cases para troca de informações e experiências. Cada representante mostrou ações adotadas para o fomento e a promoção da identidade cultural, sobretudo na área de pesquisa da língua alemã.”

O professor Wilfredo Contreras, representante de Oxapampa, no Peru, com a qual Blumenau tem convênio de cidade-irmã, também esteve presente no CAAL. “Entre abril e maio de 2020, um comitiva técnica e empresarial peruana virá a Blumenau conhecer a nossa programação turística e cultural que poderá servir de base para fomentar ações na Região de Pasco, onde fica a cidade-irmã”, informa Rodrigo Ramos. “Blumenau sediou duas vezes o CAAL, sendo a última em 2016. Em 2017, após trocas de correspondências oficiais, nos tornamos parceiros da cidade de Oxapampa para a promoção de intercâmbios nas áreas acadêmicas, cultural e desenvolvimento econômico”, concluiu o secretário.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.