Blumenau investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Foto:Reprodução
Foto:Reprodução

BLUMENAU –  Em nota enviada a imprensa Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretária de Promoção da Saúde (Semus) e do Serviço de Vigilância Epidemiológica da cidade investiga um caso suspeito de varíola dos macacos.

O paciente é um homem de 28 anos, residente em Blumenau, que iniciou os sintomas em 30 de maio, com lesões de pele em diferentes áreas do corpo, febre e adenomegalia (aumento de gânglios linfáticos).

O paciente vem apresentando melhora geral do quadro de saúde, mas deverá manter-se em isolamento domiciliar até o completo desaparecimento das lesões, conforme descrito no protocolo do Ministério da Saúde. O paciente tem histórico de viagem recente para outros estados.

O Ministério da Saúde informou que  até o momento, o Brasil não possui, nenhum caso confirmado da doença. Os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e outros dois casos são monitorados em Rondônia.

Sintomas
Febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão, linfonodos inchados e erupção cutânea. O último sintoma é normalmente o que ajuda os médicos a distinguir a varíola dos macacos da catapora ou da varíola, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Transmissão
Fluidos corporais, gotículas ou materiais contaminados
Medidas de prevenção
Uso de máscaras e lavagem das mão

 

Você não pode copiar conteúdo desta página