Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Blumenau é considerada a 3ª melhor cidade do Brasil

Ranking foi publicado pela Revista Istoé, com base na pesquisa realizada pela Agência de Classificação Austin Rating.

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A cidade de Blumenau acaba de receber mais um reconhecimento que reflete a qualidade de vida, o pioneirismo e a produtividade econômica: foi considerada a 3ª melhor cidade do Brasil de acordo com o ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 publicado pela Revista Istoé. A análise, feita pela Agência de Classificação Austin Rating em parceria com a Editora Três, levou em conta indicadores fiscais, econômicos, sociais e digitais dos 5.570 municípios brasileiros. Eles foram classificados num ranking geral e por porte – grande, médio e pequeno.

Entre as cidades de grande porte, acima de 200 mil habitantes, Blumenau ficou com a segunda posição, atrás apenas de Joinville. Outra classificação de destaque foi na avaliação dos indicadores sociais, na qual Blumenau foi considerada a melhor entre as cidades de grande porte. Nesse quesito, foram avaliados índices como taxa de analfabetismo e escolaridade, renda, longevidade, taxa de mortalidade, além de avanços na prestação de serviços relacionados à saúde, educação, habitação e responsabilidade social.

“Esse resultado é fruto de uma gestão feita com responsabilidade, transparência e respeito ao dinheiro público. Sempre foi dessa maneira que trabalhei, com o objetivo de construir uma Blumenau melhor para todos. Por isso esse reconhecimento me deixa muito feliz”, declarou o prefeito Mário Hildebrandt.

O ranking avaliou ainda critérios como acesso digital ao conhecimento, mercado de trabalho, padrão de vida e desempenho no comércio exterior, entre outros; bem como fatores diretamente ligados à gestão pública, como capacidade de arrecadação e de pagamento, execução do orçamento e porcentagem de aplicação de recursos em saúde e educação.

Histórico de destaques

No último ano, Blumenau tem recebido uma série de destaques em diversos rankings e avaliações. O mais recente foi o prêmio de Governo Inovador, concedido pela Fapesc à Prefeitura em reconhecimento ao projeto de implantação da Central de Controle Operacional (CCO).

Ainda no quesito inovação, Blumenau é considerada a 16ª cidade mais inteligente do Brasil entre os 677 municípios brasileiros com mais de 50.000 habitantes, conforme o Ranking Connected Smart Cities de 2021. A sustentabilidade das ações municipais também se destacou. A Prefeitura foi a vencedora do prêmio Prêmio ODS na Prática em Santa Catarina de 2021, na categoria Poder Público.

No âmbito do crescimento econômico, Blumenau recebeu em abril deste ano, do Sebrae, o título de 2ª cidade mais empreendedora do país, e conquistou a primeira posição na geração de empregos de Santa Catarina e a 20ª do Brasil, conforme ranking divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O município também foi destaque no Prêmio Raps de Inovação e Sustentabilidade 2021, com o Plano de Ação para Retomada Econômica implementado durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus. Blumenau foi ainda considerada a 28ª cidade do Brasil que mais avançou em concessões e parcerias público-privadas no ano de 2021, conforme o Ranking Radar PPP.

Aspectos sociais do município foram destacados pelo Guia Tourist Maker, que classificou Blumenau como a 6ª melhor cidade da América Latina para se viver. Além disso, o Ministério do Turismo elencou a cidade como um dos 30 destinos mais estratégicos para o turismo no Brasil.

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.