Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Biblioteca Fritz Müller comemora resultado do encontro da língua alemã

Edição de maio uniu diversão e alegria como forma de exercitar e manter ativo o idioma dos colonizadores.

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – O projeto Contos e Encontros. Einen Kaffee mit Freunden… voltou a encantar todos os participantes que estiveram no evento realizado dia 18 de maio, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Cristina Carvalho, definiu a ação deste mês como “mais uma noite entre amigos e com momentos especiais envolvendo a língua dos colonizadores”. O encontro do projeto Einen Kaffee mit Freunden de maio teve como tema “os usos e significados das expressões populares alemãs” – “Ich verstehe nur Bahnhof, aber ich habe Schmetterlinge im Bauch…”

A tarefa dos participantes foi apresentar uma lembrança com referência ao tema proposto no intuito de fomentar o surgimento de lembranças e histórias. A mediadora Hanelore Sandner Campregher conduziu de forma lúdica e leve a temática, iniciando com a apresentação de uma música. “Todos aprenderam cantar e dançar as coreografias relacionadas ao som “Hallo, Hallo, schön dass duda bist” (Olá, olá que bom que você está aqui)”, lembra Cristina Carvalho. “Foram momentos de risos e alegria com o uso dos idiomas alemão e português em total conexão e harmonia. Cada participante interagiu através de sua vivência e conhecimento, não tendo a preocupação de dominar o idioma completamente, mas desenvolver e aprender com todos, interagindo e mantendo a língua viva.”

Os presentes tiveram oportunidade de lembrar e conhecer as expressões populares trazidas pelos colonizadores. “Em uma das dinâmicas, cada participante pegava às cegas um texto ou uma imagem e compartilhava com todos para que a expressão ali sinalizada fosse descoberta e, claro, tudo de forma leve e usando os dois idiomas”, explica a gerente da biblioteca. “O encontro busca a simplicidade do convívio, uma experiência lúdica e leve, utilizando a língua sem a preocupação de dominá-la completamente”, conclui.

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.