Autoridade Portuária de Itajaí conquista certificação internacional

Porto de Itajaí receberá ISO 14001 sobre Gestão Ambiental

ITAJAÍ – A Superintendência do Porto de Itajaí conquistou a recomendação para certificação da ISO 14001, na última semana de 2020. O reconhecimento internacional certifica o sistema de gestão ambiental para desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente. A Autoridade Portuária de Itajaí entre para um seleto grupo de portos públicos com a certificação ambiental. A certificação oficial chegará em 2021, devido aos trâmites do processo internacional levarem de 40 a 60 dias.

A auditoria aconteceu entre os dias 17 e 18 e 21 e 22 de dezembro, por meio da empresa TÜV NORD Brasil. O organismo de certificação independente brasileiro, pertencente ao grupo alemão TÜV NORD com mais de 150 anos de atuação em certificações.

“A certificação da ISSO 14001 é uma grande conquista. Nos últimos anos, vimos o Porto de Itajaí crescer nos números de movimentação, provando que é possível aliar desenvolvimento e responsabilidade ambiental. O comprometimento com as demandas de cunho sustentável foi o que nos rendeu diversos prêmios ao longo destes anos”, destaca o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

A relevância da Certificação ISO 14001
A certificação em ISO 14001 demonstra que a instituição se preocupa com a gestão dos impactos ambientais gerados por sua atividade, além de aprovar o Sistema de Gestão Ambiental. A ISO 1400 é projetada para ajudar empresas e instituições a adequarem as responsabilidades ambientais aos seus processos internos, sem deixar de lado a busca pelo desenvolvimento econômico.

“A decisão de implantar a ISO 14001 vai além de cumprir leis e normas, mas para demonstrar a preocupação em demonstrar o comprometimento com a causa ambiental.”, destaca Karoline dos Santos, consultora e diretora administrativa técnica da empresa Companhia da Estratégia, empresa contratada pela Superintendência do Porto de Itajaí para auxiliar no processo de certificação.

O processo de certificação
Iniciado em 2019, o processo de implantação da ISO 14001 foi trazido pela Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí (COAMB). Os primeiros passos foram a criação do Sistema de Gestão Integrada e do Comitê de Sustentabilidade. Planejada para o início de 2020, a certificação foi adiada pelos reflexos da pandemia de coronavírus (COVID-19).

“O mais importante é garantir compromisso de mantermos essa certificação tão importante para nós como Autoridade Portuária”, afimar Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas.

“Tomamos para nós esse desafio de conquistar a certificação da ISO ainda este ano, por mais desafiador que 2020 tenha sido. O Porto de Itajaí já tinha como modelo em seus processos as normas da ISO, portanto, a certificação em um tempo tão curto só foi possível, porque a gestão e a responsabilidade ambiental foi prioridade. Além desta certificação, visamos buscar outras certificações internacionais, para tornar a Autoridade Portuária de Itajaí referência em Qualidade e sustentabilidade no Brasil”, diz Médelin Pitrez dos Santos, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.