BRASIL – Durante a madrugada desta quinta-feira (14), o governador do Distrito Federal , Ibaneis Rocha afirmou que o ex-candidato a vereador pelo PL em 2020 por Rio do Sul-SC ,Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, que morreu durante o ocorrido, apontado como autor das explosões na Praça dos Três Poderes em Brasil é – maluco e terrorista . “Pelo que chegou de informação, trata-se de um maluco e terrorista. A PF deve entrar no caso e a nossa determinação é de que haja uma apuração rigorosa” , afirmou Ibaneis.
A declaração do governador Ibaneis é embasada por informações da polícia federal , que na linha de investigação cita que o catarinense Francisco Wanderley tem perturbações mentais, o homem-bomba teria agido sozinho durante a ação na qual tirou a própria vida. Os artefatos foram detonados nas cercanias do STF e da Câmara dos Deputados.
Ainda de madrugada uma casa localizado na cidade satélite de Ceilândia no DF , que foi alugada pelo homem-bomba foi vasculhada pela polícia que procura materiais e indícios que possam apontar envolvimento de outras pessoas na trama.
Em comunicado oficial do STF afirma que ao final da sessão da Suprema Corte desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF.
O presidente do STF falou por telefone com o presidente da República, com o diretor-geral da PF e com a vice-governadora do DF. Também por mensagem com o governador do DF. Está acompanhando a ocorrência e diretamente em contato com a segurança do STF.
Os prédios do Supremo Tribunal Federal passaram por uma varredura completa para verificação de eventuais artefatos na madrugada e manhã desta quinta-feira (14). O expediente foi suspenso até o meio-dia em todos os prédios, e a situação será reavaliada ao longo da manhã.
Texto: jornalista Judson Lima