Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Aumenta quantidade de focos de escorpião amarelo em Blumenau

Número passou de 5 para 7 e possibilidade acidentes com crianças e idosos preocupa.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – De julho a outubro desse ano a equipe de fiscalização sanitária ambiental e de zoonoses da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau registrou um aumento de cinco para sete focos de escorpião amarelo na cidade. O número vem aumentando desde 2007, quando houve o primeiro registro do aracnídeo no município. Os bairros que registram os focos são Badenfurt, Itoupava Norte, Escola Agrícola, Vila Itoupava e Garcia.

Desde o início do controle do aracnídeo no município, em 2008, haviam dois focos registrados e monitorados. “Nossa intenção não é alarmar, mas alertar a população sobre esse risco, já que acidentes com escorpiões desta espécie podem causar sérias complicações e até a morte”, explica o médico veterinário da Secretaria, Luis Carlos Kriewall.

Para evitar o surgimento do animal, é importante manter terrenos limpos, livres de acúmulo de materiais, sem entulhos e lixos, pois é onde os escorpiões buscam alimento, principalmente onde também circulam ratos e baratas. O escorpião resiste à variação de temperatura, à falta de alimento por vários meses e se reproduze sem a necessidade de acasalamento, o que aumenta a dificuldade de combate a sua proliferação.

Medidas de controle vem sendo feitas no município, e passam pela capacitação das equipes das unidades de saúde, que estão nas áreas onde os focos estão localizados, para o atendimento de acidentes. As demais equipes de saúde também devem receber as orientações gradativamente. Além disso, ações pontuais de busca ativa de escorpiões são realizadas diariamente, bem como o mapeamento de achados, o índice de dispersão, o monitoramento e a orientação à população.

O veneno do escorpião amarelo pode matar crianças e idosos, e causa irritação e dor irradiada. O último óbito registrado foi de uma criança de sete anos, em agosto do ano passado, em São Paulo. Os acidentes registrados em Blumenau em 2017 e 2018 não são numerosos, três por ano, mas acendem um alerta. Em caso de acidente é importante levar a pessoa até uma unidade de saúde, preferencialmente junto com o animal capturado, morto ou vivo.

Formas de combater o escorpião
Além da limpeza de terrenos e de locais com lixo e entulhos, desde abril a lei municipal Nº 8.696, permite a criação de aves em zona urbana, exclusivamente para a finalidade de controle biológico do escorpião. O veterinário explica ainda que é importante preservar outros predadores destes animais, que além das aves são sapos, lagartos e alguns animais silvestres.

Orientações de prevenção ao surgimento do escorpião:

– Manter limpo quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar

– Acondicionar lixo domiciliar em sacos plástico ou em outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios

– Limpar terrenos baldios situados próximos a imóveis habitados

– Eliminar as fontes de alimentos para escorpiões (baratas principalmente, e outras infestações de pequenos invertebrados)

– Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como locais com entulhos, lenhas e superfícies com frestas e sem revestimento

– Afastar berços das paredes, não usar mosquiteiros até o chão, chacoalhar roupas e calçados antes de vestir, verificar roupas de cama, cobertas e travesseiros antes de deitar.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.