Assinatura de Convênio do Plano Regional de Ação Climática reúne CIMVI, AMVE, BRDE e ICLEI

A assinatura do convênio foi um dos momentos chave, com a participação do presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing, e dos representantes do CIMVI, AMVE e ICLEI.

Foto: Judson Lima
Foto: Judson Lima

SANTA CATARINA Na tarde desta segunda-feira (03), 3 de fevereiro, foi realizada a assinatura do convênio do Plano Regional de Ação Climática, entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMVE), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O ato faz parte do Programa de Gestão Ambiental Urbana (PGAU), que visa promover ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas na região.

A cerimônia teve início com a abertura da Assembleia Extraordinária do CIMVI, conduzida pelo presidente do consórcio, prefeito Jorge Stolf, e pelo prefeito anfitrião, Flávio Buzzi. Durante o evento, foi realizada a votação para aprovação da proposta orçamentária do convênio, conduzida pelo presidente do CIMVI.

A assinatura do convênio foi um dos momentos chave, com a participação do presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing, e dos representantes do CIMVI, AMVE e ICLEI. Na sequência, foi dada a Ordem de Serviço entre BRDE, CIMVI, AMVE e ICLEI, permitindo o início das ações práticas do plano.

A apresentação do ICLEI ficou a cargo do Secretário Executivo da instituição para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que detalhou as ações do plano e como elas impactarão positivamente a gestão ambiental nos municípios consorciados.

WhatsApp Image 2025 02 03 at 17.33.17
Presidente do BRDE João Paulo Kleinubing

Ao final, houve manifestações dos líderes presentes. O presidente do BRDE, João Paulo Kleinubing, destacou a importância da parceria para a implementação de soluções sustentáveis. O presidente da AMVE, prefeito Marcelo Doutel da Silva, reforçou a necessidade de união entre os municípios para enfrentar os desafios climáticos. Por fim, o presidente do CIMVI, prefeito Jorge Stolf, agradeceu a todos pela participação e destacou o papel essencial do consórcio na execução das iniciativas ambientais.

A assinatura do convênio marca um passo importante na construção de um futuro mais sustentável para a região do Médio Vale do Itajaí, com a colaboração entre os diversos setores e autoridades envolvidas.

Texto: jornalista Judson ima

Você não pode copiar conteúdo desta página