A notícia além do olhar técnico!

Ascurra:Escola Abel Ávila dos Santos busca implantar Ensino Médio

Por Judson Lima

ASCURRA – A implantação do Ensino Médio na Escola Deputado Abel Ávila dos Santos em Ascurra, vem sendo uma solicitação recorrente da comunidade, que considera um serviço essencial no bairro Estação, onde o educandário fica localizado.

Foto: Judson Lima

Uma Moção de Apelo apresentada pelos vereadores Aristides Dolzan, Luigi Quiarelli e Mario Guse e aprovada por unanimidade da Câmara de Ascurra foi enviada a Secretaria de Educação do Estado , ressaltando a eminente necessidade sobre o pedido da escola.

Nesta quinta-feira (09), a gestora Silvana Duarte,  a professora Ana Paula Franzoi Waltrick e demais professores receberam a visita do Deputado Laércio Schuster acompanhado pelo vereador Mário Guse para conhecer a estrutura existente do educandário.

Entre as justificativas da Escola Deputado Abel Ávila dos Santos para solicitar o Ensino Médio estão:

A grande preocupação da Comunidade, bem como da equipe escolar, no fato dos alunos da Escola, quando passam para o Ensino Médio, terem que atravessar a BR 470 todos os dias, via transporte escolar, correndo um risco que seria desnecessário caso a Escola Deputado Abel oferecesse esta Etapa de ensino, pois é a Rodovia BR 470, que separa o Bairro Estação do Centro do Município de Ascurra (onde está localizada a única Escola Pública com Ensino Médio do município), é conhecida pelos inúmeros acidentes que acontecem diariamente, a maior parte  deles neste trecho entre Blumenau e Rio do Sul , sem contar os transtornos com acidentes de por vezes o transporte fica impedido de chegar ao outro lado.

Quando as enchentes acontecem os alunos do Ensino Médio que moram nos bairros Estação, Ilze e Ribeirão Santa Bárbara ficam impossibilitados de frequentar a Escola Domingos Sávio devido a situação da BR e do Bairro Centro, inclusive, em torno da Escola Domingos Sávio onde os alagamentos são recorrentes.

A Escola Abel ávila  é sede do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, projeto realizado pela Rede Estadual de Ensino em parceria com os municípios, sendo que, para atender aos alunos desta modalidade de ensino, a Escola fica aberta no período noturno semanalmente, fator que facilita a dinâmica de implantação do Ensino Médio. Além de estar aberta, com internet e energia sendo utilizadas, o Estado disponibiliza uma cozinheira que trabalha na cozinha terceirizada no período da noite, cozinhando para os poucos alunos do CEJA, a mesma cozinheira poderia estar cozinhando para os alunos do Ensino Médio noturno de nossa comunidade.

Os objetivos que serão alcançados com o Ensino Médio:

  • Facilitar o acesso escolar aos alunos do Ensino Médio do Bairro Estação;
  • Contribuir para a formação cidadã dos jovens que residem nas proximidades da Escola;
  • Valorizar a comunidade local;
  • Aproveitar os espaços da Escola, visto que os mesmos já se encontram abertos no período noturno;
  • Estreitar os vínculos entre escola, família e sociedade;
  • Desenvolver um currículo para o Ensino Médio a ser implantado com vistas ao desenvolvimento integral dos alunos, valorizando o seu percurso formativo e as características socioculturais da comunidade local.

Mais Informações no Mateando com Judson Lima:

View this post on Instagram

Nesta quinta-feira, professores e gestora da Escola Abel dos Santos de Ascurra receberam o @deputadolaercio e o vereador Mário Guse para apresentar o educandário que pleiteia ampliar atendimento escolar no Ensino Médio. Rodeio realiza pintura e sinalização em projeto de pavimentação asfáltica. Apiúna anunciou que após 09 dias , todas as localidades estão com estabelecimento de energia. Indaial confirmou a terceira vítima fatal do coronavirus. Ainda na cidade Indaialense foram vacinados mais de 17 mil pessoas. Os destaques no Mateando com @judsonlima1586 #ascurrasc #rodeio #apiuna #indaial @marcelodoutel @weisspauloroberto @andre_moser @vereadordiegopandini @bombeiros_cbvu32 @prefeituraascurra @rodeiosc @valcirferrarirodeio

A post shared by Vale do Itajaí Notícias (@valedoitajainoticias) on

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.