Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Artenir Werner, ex-prefeito de Rio do Sul morreu por complicações da Covid-19

Por: Departamento de Comunicação

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

RIO DO SUL – Morreu nesta quarta-feira (9) aos 80 anos de idade o empresário, ex-prefeito e ex-deputado federal Artenir Werner. Ele estava internado em São Paulo (SP), para tratamento da Covid-19.

Artenir Werner foi chefe do executivo municipal de Rio do Sul entre 31 de janeiro de 1970 e 31 de janeiro de 1973.

O prefeito José Thomé decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito. Amigo pessoal de Artenir Werner, Thomé lamentou a perda de uma pessoa tão querida, proativa e visionária.

“Artenir Werner foi um grande incentivador de minha carreira política e uma pessoa que tinha uma mente brilhante. Era empreendedor, trabalhador e muito querido por todos os amigos. Seu legado é imenso, e deixará muita saudade para aqueles que o conheceram ou o admiravam ao longo de 80 anos de vida”, destacou o prefeito.

Biografia de Artenir Werner

Artenir Werner, nasceu no dia 01 de agosto de 1940 na cidade de Indaial, filho de Leontina e Arnoldo Werner.

Casou-se com Marlene Naschenweng Werner, com quem teve cinco filhos: Ivana, Arnoldo, Simone, Marcos e André.

Seu primeiro trabalho foi nas empresas de seu pai, carregavam caminhões de madeira, serrava tocos de madeiras numa circular. Depois juntamente com Walgenor Teixeira assumiram o comando dos negócios.

Seu pai gostava muito de política e era admirador do Ademar de Barros, que havia sido governador de São Paulo. Juntamente com Wenceslau Borini e outros amigos fundaram o PSP (Partido Social Progressista). Foi nessa época, quando Artenir estava com 16 anos de idade, seu pai e Wenceslau “o empurraram” para fazer o discurso de boas vindas a Ademar de Barros. Quando surgiu a chamada da política.

Sua primeira atividade política foi como prefeito de Rio do Sul, entre 31 de janeiro de 1970 e 31 de janeiro de 1973. Em seguinda foi diretor administrativo da CASAN. Candidatou-se a Deputado Federal em 1978, foi eleito em três eleições consecutivas, depois das quais não foi mais candidato.

Quando Artenir assumiu a Prefeitura de Rio do Sul, o município passava por momentos angustiantes. Alicerçado na mono-economia madeireira, estava vivendo o fim daquela atividade extrativista.

Também o comércio havia sofrido um baque muito grande, não só em decorrência do fechamento das indústrias madeireiras, como também do movimento de transporte de madeiras vindas de Lages, Curitibanos, Joaçaba e de toda a serra oeste catarinense, grandes produtores de madeira de pinho e araucária, que eram trazidas até aqui, para serem embarcadas via férrea, até o porto de Itajaí.

Com a construção e asfaltamento da BR-470, o transporte deixou de ser de trem e os caminhões, que passaram a contar com uma excelente estrada iam diretamente ao porto. Assim o asfalto de Rio do Sul a Itajaí, que trouxe um beneficio muito grande a região do Alto Vale, naquele momento, trouxe também um prejuízo ao setor de serviços e comércio de Rio do Sul.

Foi criada na sua gestão, a Banda Municipal, que abrilhantava qualquer acontecimento, até mesmo os jogos de futebol do Juventus Atlético Clube, foi criado leis de incentivo a indústria, realizando serviço de infraestrutura.

Anos mais tarde, com a diversificação industrial, principalmente na indústria metal-mecânica e sobretudo na de confecção de jeans que deram a Rio do Sul um novo potencial.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.