A notícia além do olhar técnico!

Aprovado em Indaial Projeto de Lei que autoriza o corte da árvore espatódea, letal a abelhas e beija-flor

Por Assessoria de Imprensa

INDAIAL – Na sessão da Câmara de Indaial de 22 de junho foi aprovado o projeto de lei 42/2020, de autoria da Vereadora Aurora Coelho, que autoriza o corte e a poda da árvore Spathodea campanulata, em Indaial.

A Spathodea campanulata, também conhecida como espatodea, bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macado ou chama-da-floresta, é uma espécie de árvore invasora em nosso meio ambiente.

Não é nativa da nossa região e possui flores grandes e chamativas, em grande quantidade, o que atrai abelhas e beija-flores.

Vereadora Aurora Coelho autora do projeto

O problema é que estas flores possuem alcalóides tóxicos, sendo letal para nossas abelhas e beija-flores, assim como a outras espécies de insetos. A consequência disso é um grande desequilíbrio ecológico na região, comprometendo a polinização de outras espécies nativas e causando prejuízos às pessoas que dependem da apicultura e meliponicultura como fonte de renda.

A autorização para o corte e a poda das árvores desta espécie ajudará aos poucos na eliminação dessa planta do nosso meio, influenciando na preservação, principalmente, das abelhas em nosso ambiente.
A Lei 17.694/2019, de autoria da ex-Deputada Estadual Ana Paula Lima (PT-SC), proíbe a produção de mudas e o plantio desta espécie em Santa Catarina.

você pode gostar também
4 Comentários
  1. Paulo César Alves Machado Diz

    PARABÉNS pela aprovação desta lei sob a sua iniciativa vereadora AURORA COELHO. Sempre buscando a aprovação de leis de utilidade pública e de verdadeira relevância, e que vão ajudar a proteger a fauna e a flora locais.

  2. Rabinson Grings Diz

    Acho que o idela seria substituir essa planta, conhecidamente tóxica, por uma nativa, de beleza muito maior, eu sugiro o Ipê. Ainda pode ser escolhida a cor das flores.

  3. VALMOR Diz

    Muito assertiva a iniciativa dessa vereadora. Há bonitas plantas nativas ou mesmo exóticas que se adaptam bem aos ambientes urbanos e que não sejam prejudiciais aos agentes polinizadores, como essa planta.

  4. Luciano Diz

    A Espatodea não mata neija flor.
    O proprio estudo da Embrapa em q a lei se baseou afirma isso, até porque o beIja flor é o polinizador dela. Vcs estão espalhando desinformação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.