Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Aprovado em comissão projeto de proíbe aumento de água,luz e outras tarifas na pandemia

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

POLÍTICA – A Comissão de Finanças e Tributação (CFT), em reunião ordinária presencial e por videoconferência, apresentou, na manhã desta quarta-feira (26), parecer favorável ao PL 163/2020, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), que proíbe o aumento de tarifas de serviço público durante períodos de estado de defesa ou calamidade. Matéria que segue para apreciação no plenário veda, por exemplo, reajustes de contas de energia elétrica e água.

O parecer pela aprovação foi apresentado pelo deputado Marcius Machado (PL), que lembrou que a proposta vai ao encontro da sociedade que sofre com a pandemia do coronavírus e as implicações que vieram com a paralisação das atividades, que trouxeram um enorme impacto no bolso das famílias catarinenses, principalmente o desemprego. O deputado José Milton Scheffer (PP) e o presidente da Comissão, deputado Marcos Vieira (PSDB), enalteceram o projeto, sugerindo que ele deveria até ser ampliado para todas as áreas que são reguladas pelo estado. O deputado Bruno Souza (Novo) votou contrário ao PL.

O autor do PL, deputado Milton Hobus, enfatizou que a matéria trará segurança jurídica ao governo estadual e que nada impede que, depois de passado os momentos de calamidade ou estado de defesa, possam ocorrer os reajustes para não inviabilizar os serviços públicos. Ele destacou que a Assembleia Legislativa deu mais um exemplo de responsabilidade e de compromisso com os catarinenses com a aprovação desta matéria e que ela vai ficar valendo para o atual momento e para o futuro.

“Defendemos que não se possa aumentar impostos em período de pandemia. Neste ano, infelizmente, o governo mudou a base de cálculo do ICMS para os produtores rurais, o que na minha visão é um crime com aqueles que produzem. O pequeno agricultor familiar tem sua parte de renda vinculado com a venda à merenda escolar, só que as escolas estão fechadas, e a energia elétrica está sendo cobrada. Santa Catarina tem batido recorde na arrecadação de impostos, mesmo com a pandemia do Covid-19, deve ultrapassar a arrecadação do ano passado, o problema do nosso Estado não é a falta de receitas e sim o governo ajustar seus custos, os seus gastos”, defendeu Milton Hobus.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.