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Após denúncias na Câmara, Ascurra fará contratação de nova empresa para iluminação pública

Por Judson Lima

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ASCURRA – Desde o início do ano os vereadores de Ascurra apresentaram em plenário na Câmara Municipal várias denúncias da população quanto a má gestão para manutenção e troca de iluminação pública da cidade, os parlamentares reuniram com a prefeitura e com a empresa responsável, mesmo assim os transtornos somente aumentaram, agora o município fará nova contratação para buscar solucionar a problemática.

O valor orçado é de R$ 124.759,92 (Cento e vinte e quatro mil, setecentos e cinquenta e nove reais e noventa e dois centavos), com validade de vigência para 12 meses, sendo que a licitação será vencida pela empresa que apresentar menor preço.

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A Prefeitura Ascurrense baixou edital de Pregão Presencial número 42/2021 tendo como objeto a contratação de empresa especializada para realizar a manutenção, ampliação e melhorias do sistema de iluminação pública do Município de Ascurra, incluindo a instalação, conserto e substituição de lâmpadas, reatores, chaves de iluminação pública, braço de iluminação de 1m e de 3m, dentre outros serviços relacionados à manutenção da iluminação pública municipal de Ruas, praças, pontes e trevos do Município, com veículo adequado para a prestação dos serviços, a publicação foi confirmada no Diário Oficial.

Segundo dados informados, a cidade de Ascurra possui cerca de 2.300 pontos de iluminação pública.

Sendo que os Serviços de Manutenção do sistema englobam todas as atividades e cuidados técnicos necessários para assegurar o funcionamento regular e permanente do sistema de iluminação pública municipal, incluindo praças, pontes e trevos, a correção de não conformidades detectadas, a substituição ou reparo nos equipamentos e acessórios, incluindo a troca de postes da rede de iluminação pública de Ascurra, exceto postes da CELESC, o atendimento a solicitações para substituição de lâmpadas apagadas e a triagem e recuperação dos materiais retirados da rede e o descarte dos inservíveis.

Além disso a empresa vencedora deverá disponibilizar 01 (uma) equipe completa de manutenção do sistema de iluminação pública, para atender a reclamações de lâmpadas apagadas ou acesas dos munícipes ou da administração, sendo que deverá cumprir no mínimo 3 (três) dias na semana – segundas e quartas e sextas-feiras, em uma carga horário de 6 horas o dia, das 16h às 22h. Estes dias e horários poderão ser modificados com a concordância da Autoridade Superior.

A empresa vencedora deverá passar pelo menos uma vez na semana em todos os pontos de iluminação pública do Município para checar se o ponto está com problemas, e, caso necessitar de materiais de elétrica para a manutenção deverá entrar em contato com o Setor de Compras e Licitações, apresentando listagem dos materiais necessários para a execução dos serviços.

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