Apiúna realizou II Conferência Municipal da Pessoa Idosa

Foto:Reprodução

APIÚNA – Aconteceu no Centro Múltiplo Uso em Apiúna a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa abordando o tema: Os desafios de envelhecer no século XXI. O evento foi na última sexta-feira (22).

Com a participação dos idosos, secretários,vereadores, membros da comunidade, representantes da assistência social e secretaria de saúde e também do prefeito José Gerson Gonçalves, que dirigiu-se aos idosos falando sobre a importância de chegar a melhor idade. O Conselho Municipal do Idoso também teve participação efetiva na organização e realização deste evento.

A anfitriã do evento, Ana Maria Zambonetti, que também é responsável pelas atividades realizadas com a melhor idade, foi a responsável por seguir com o protocolo. Logo em seguida a Dra. Ariane Angioletti, conselheira titular no Conselho Estadual do Idoso palestrou sobre o tema, propiciando a reflexão e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações como estratégia na garantia dos direitos, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Ao término da palestra, os participantes dividiram-se em eixos temáticos para discussão e debate nos quais são:

– Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer);

– Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

– Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;

– Os Conselhos de Direito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas;

Os temas abordados também serão assunto para a Conferência Estadual do Idoso, da qual estarão participando delegados eleitos durante a conferência municipal.  A Conferência Estadual ainda não tem data e local definidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here