Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Apiúna comemora 31 anos de emancipação política  

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

APIÚNA – O Município de Apiúna comemora nesta segunda-feira (01) 31 anos de emancipação política. Por causa da pandemia , todas as atividades programadas para as festividades foram suspensas.

“Queremos agradecer a população apiunense por acreditar em nossa terra , tenho certeza , juntos estamos enfrentando essa pandemia e juntos, iremos vencer”, comentou o prefeito Gerson Gonçalves.

Apiúna /Foto:Reprodução

“Neste 1° de junho não vamos comemorar o aniversário de Apiúna como gostaríamos e como nosso povo merece. Mais uma vez estamos unidos em prol do bem comum, da solidariedade, da esperança e do amor. Muito em breve voltaremos ao nosso caminho normal, ainda mais fortes, porque venceremos esta fase e saudosos dos nossos abraços, poderemos voltar a ser o povo caloroso como sempre foi. Parabéns Apiúna!”, escreveu o vice-prefeito Marcelo Doutel da Silva em suas mídias sociais

A história:

Apiúna

Esta colônia foi fundada em 1878 por imigrantes italianos; sendo estes sobrevindos posteriormente por famílias alemãs, polonesas e açorianas.A pequena vila viria a se tornar um município somente 110 anos após sua fundação, 4 de Janeiro de 1988, desmembrada de Indaial . O município antes denominado Aquidaban está localizado no alto dos picos que circundam a região. No vale encontra-se uma cidade nas proximidades da rodovia BR-470.

A partir de 1º de janeiro de 1944, depois de uma revisão territorial, Aquidaban passou a se chamar Apiúna. Na língua tupi-guarani, Apiúna significa ‘cabeço negro’, uma referência a montanha arredondada e escura que existe na cidade, o Morro Dom Bosco que tem 390 metros de altura.

Apiúna tem como destaques turísticos as suas cachoeiras que são mais de 80 em todo o município, a Maria Fumaça que é um agradável passeio de trem pela via recuperada da EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina), o Morro Dom Bosco, Morro da Cruz e Morro do Bicudo para os fãs de belas paisagens, sem esquecer do Rafting para os aventureiros.

Em 15 de maio de 2015, foi classificado como um dos dois únicos municípios a atingirem o índice de transparência 10 num patamar municipal[5], considerado o nível máximo[6]. O outro município foi São Paulo.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.