A notícia além do olhar técnico!

APAN Vôlei Blumenau não poderá contar com o oposto cubano Isbel Mesa

5

BLUMENAU – Fim ao clima de expectativa criado em favor da estreia do oposto cubano Isbel Mesa na APAN Vôlei Blumenau. Ele não poderá atuar na Superliga B, pois a Federação Internacional (FIVB) não acatou o pedido para redução do “Transfer”.

Além de todo processo burocrático, estão os custos envolvidos no processo Todo atleta cubano para poder atuar fora daquele país, precisa pagar anualmente uma taxa de federação, chamada de “Transfer” no valor de 20 mil Francos Suíços – cerca de R$ 74,8 mil no câmbio atual. Esse valor, segundo Luis Fernando Novaes, vice-presidente da APAN, está completamente fora da realidade atual do time. “Praticamente quatro meses de toda nossa folha de pagamento”, acrescentou.

Houve por parte da APAN um pedido para redução desse valor com base em outros três precedentes, onde a Federação Internacional concedeu a liberação, aplicando 10% do valor do contrato. “Mas nesses casos, o atleta estava vinculado à federação de origem. A FIVB intimava a Federação Cubana que não se manifestava por negligência e havia a autorização pelo valor menor.

Isso não foi possível no caso envolvendo a APAN e o oposto Isbel Mesa, pois o atleta já está fora de Cuba há mais de dois anos, no chamado período de “umbrella”, vinculado apenas a Federação Internacional. O argumento é que esse benefício não se aplica a esses atletas, fato considerado um contrassenso na opinião de Luis Fernando Novaes. advogado e especialista em direito desportivo.

Novaes agradeceu o empenho do atleta no período no qual permaneceu treinando com o grupo. “Foi um atleta aplicado, uma pessoa nota 10, motivador, positivo. Estamos todos tristes com essa situação”, resumiu.

Novaes revelou ainda a existência de um acordo para seu retorno ao time, caso a APAN suba para Superliga A.

Despedida de Mesa

O cenário de despedida de Isbel Mesa já se desenhava na última quinta-feira, mas somente confirmada no final de semana. Após o último treino antes do embarque dos relacionados para o jogo em Canoas, Mesa se despediu do elenco e da comissão técnica, pois caso a transferência não se efetivasse seria sua última oportunidade com o grupo.

No final dos trabalhos, a Assessoria de Imprensa da APAN também gravou um vídeo com o atleta. Nele, o oposto agradeceu o apoio da torcida, dirigentes e patrocinadores. “Muito obrigado, muito obrigado, de coração”, resumiu sem esconder a emoção. Falou do clima de família formado durantes os 30 dias que permaneceu na cidade, se sentindo parte da construção e evolução do time durante a preparação e da vitória nos dois primeiros jogos. Acredita no acesso do time a Superliga A por todo empenho e superação demonstrado pelo grupo até aqui.

Assista o vídeo completo em nosso Canal no Youtube, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=cgZUO-MJ-hw&t=39s

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.