Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

AO VIVO: acompanhe as Eleições 2018 em Santa Catarina e no país

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

POLÍTICA – Neste domingo (7), 5.070.212 eleitores vão às urnas em Santa Catarina para escolher presidente, senadores, governador e deputados federais e estaduais. Durante todo o dia, você acompanha em tempo real a cobertura das Eleições 2018 no Estado e no país.

A votação começou às 8h e termina às 17h. Para evitar filas, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sugere que os eleitores cheguem cedo e levem consigo uma cola, com os números dos candidatos em quem vão votar.

Encerrada a votação, você pode acompanhar a apuração voto a voto no NSC Total.

Acompanhe a movimentação deste domingo: 

Apuração

Encerrado o período de votação, às 17h, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina dará início à apuração das urnas em todo o Estado. De acordo com o desembargador Ricardo Roesler, a previsão é de que o resultado das votações até as 21h.

— Nossa preocupação não é a rapidez na totalização (dos votos), mas sim a segurança, a transparência e a eficiência. Ainda assim, imaginamos concluir os trabalhos entre 20h30 e 21h. São 67 mil pessoas envolvidas, trabalhando nesse dia, tudo para que a eleição transcorra dentro da normalidade — destacou Roesler.

Substituição de urnas eletrônicas

Duas horas depois da abertura dos locais de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou um boletim sobre as eleições. De acordo com informações da Secretaria de Tecnologia da Informação, até o momento foram 16 substituições de urnas eletrônicas que apresentaram problemas.

Os municípios que tiveram urnas substituídas foram Águas Mornas, Brusque, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Laguna, Palhoça, Petrolândia, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São José. Após a substituição das urnas, a votação prossegue normalmente.

Foram registradas outras 23 ocorrências de ajuste ou troca de papel/bobina, reinicialização de urna, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor.

Ao todo, são 15.562 urnas recebendo os votos no estado de Santa Catarina, sendo 15.534 em seções convencionais, 11 para o voto em trânsito e 17 para os presos provisórios.

Ilegalidades

Em Joinville foi registrada uma ocorrência policial por divulgação de propaganda eleitoral ilegal. Dois fiscais com bottons de candidatos que não estavam na listagem estavam no local de votação e destrataram o soldado. Não houve prisões até o momento.

Em Criciúma, duas pessoas foram detidas por boca de urna no bairro Boa Vista. Dois homens faziam campanha para um candidato e foram detidos pela Polícia Militar e encaminhados à Polícia Federal.

Em Forquilhinha, a Polícia Militar efetuou a prisão de uma mulher no bairro Santa Cruz por compra de voto.

Em Blumenau, a Polícia Militar está nas ruas para preservar a segurança dos eleitores nos 56 pontos de votação da cidade. Segundo a PM, nenhuma ocorrência até o momento.  Os 95 agentes estão fazendo rondas e também concentrados em alguns pontos fixos.

Em Jaraguá do Sul, a única ocorrência registrada até o momento é de veículo com propaganda eleitoral estacionado há quase uma hora e a menos de 50 metros de local de votação do bairro Tifa Martins. De acordo com a Legislação eleitoral é proibido estacionar veículos com propaganda de candidatos e partidos próximo à urna, por um período maior que o tempo necessário para exercer o direito do voto.

Em Imaruí, ainda no sábado, 6, houve o registro de uma ocorrência  de dano ao patrimônio na creche do colégio CEIM Carlos Gomes. De acordo com o Ministério da Segurança Pública, a unidade foi arrombada e pichada. As urnas ainda estavam no Cartório eleitoral e não foram danificadas.

Mudança em locais de votação

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina mudou, em caráter emergencial, 18 locais de votação para o pleito neste domingo. Confira os municípios afetados com a mudança: Alfredo Wagner, Bela Vista do Toldo, Biguaçu, Bom Retiro, Campo Erê, Guaramirim, Laguna, Major Vieira, Paial, Palma Sola, Penha, São Joaquim, São José, Timbó Grande e Xanxerê.

Os eleitores devem conferir na página do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) se o locam onde votam foi transferido. 

Votação

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18, para os maiores de 70 e para os analfabetos. Quem não puder comparecer, poderá justificar a ausência em qualquer local de votação. Não tem certeza sobre o seu local de votação? O site do TRE/SC disponibiliza. Basta acessar o link da justiça eleitoral e digitar o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.

Os eleitores que  fizeram o cadastramento biométrico poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, e dispensa o documento em papel. Disponível para aparelhos Android e iOS.

Há uma central de atendimento ao eleitor para solucionar quaisquer dúvidas sobre eleições, em funcionamento no prédio do TRE-SC, pelo telefone: 0800 647 3888.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.