IMG-20210628-WA0344
Arte Vacinação - indailal
banner_pertutti
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ao contar trajetória de antigo morador, Anderson Batata revela novos fragmentos da história de Indaial em livro

Por Judson Lima

gulamania
Rodeio 35
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Um convite inusitado feito após o expediente de trabalho normal levou o servidor Anderson Luz dos Santos, secretário do Juizado Especial Cível e Fazendário da Comarca de Indaial, a conhecer e revelar, em livro, não apenas a história de um antigo morador, mas também a construção da cidade localizada no Vale do Itajaí. Na obra “A História de Vida de Serapião de Oliveira: Um Caminho de Realizações”, o autor conduz o leitor a uma outra época e busca ser um testemunho esclarecedor a respeito das dificuldades enfrentadas pelos antepassados na construção de uma cidade com espírito desbravador, imbuída de fraternidade, amor e trabalho.

Livro A História de Vida de Serapião de Oliveira: Um Caminho de Realizações

“Era início de noite, outono de 2018, quando saindo do trabalho e passando no mercado, encontrei-me com os familiares do senhor Theonesto de Oliveira, o Seu Serapião de Oliveira. Naquele momento me perguntaram se eu gostaria de escrever um livro sobre a vida dele, sua família e sua contribuição para o desenvolvimento do bairro Estrada das Areias, e consequentemente, de Indaial”, compartilha o autor.

Foto:Divulgação

Ao dar voz ao antigo moradores a seus familiares, Anderson reconstrói a trajetória da Família Oliveira, em especial a do Seu Serapião, nascido em 1924, apresentando um fragmento da história do antigo caminho, hoje Estrada das Areias e com isso revela uma parte, nova e importante, da história de Indaial. “A história de uma cidade não é construída pela sucessão de datas e fatos importantes, não nasce em um momento único e da vontade dos indivíduos, independentemente da posição ocupada. Antes é preciso entender que uma cidade, antes vai nascendo a partir do encontro de pessoas dentro de um espaço geográfico que vai sendo modificado, transformado, formado”, observa o servidor do PJSC.

O lançamento do título, publicado pela Editora Uniasselvi, ainda aguarda momento oportuno, devido à pandemia, mas deverá ser realizado de forma virtual. A obra da capa é um desenho feito a mão pela artista indaialense Vera Krueger Nietsche, seguindo os passos da família Oliveira e o crescimento da cidade narrados no livro.

Sobre o autor

Foto:Divulgação

Anderson Luz dos Santos, popularmente conhecido por Batata, filho de Jorge Luiz dos Santos (Jorginho) e Marilse Gonçalves da Luz, nasceu em Indaial em 22 de março de 1979. Casado com Geórgea e pai de Heitor e Helena. Ingressou aos 17 anos de idade (1997) no curso de Direito na Furb. Em 2000, após aprovação em concurso público, iniciou a carreira no Poder Judiciário Catarinense (PJSC). Sempre amou arqueologia, mas como no Sul não havia a opção de formação, em janeiro de 2005, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos, iniciou o curso de Licenciatura em História pela Uniasselvi e pós-graduação em Patrimônio e Cultura no Instituto Celer. Em 2008 publicou o livro “Indayal da Colonização à Emancipação”, em que aborda a colonização do município de Indaial e as dificuldades dos primeiros moradores da cidade. Em 2008/2009 fez pós-draduação em Direito Processual Civil, na Uniasselvi. Em 2015/2016 especializou-se em Gestão Estratégica no Poder Judiciário pela Academia Judicial do TJSC. É Imortal da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Indaial – cadeira n. 01.

você pode gostar também
Lock colchões
Center Celulares
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.