André Moser encerra mandato deixando Indaial como a terceira melhor cidade em qualidade de vida em SC

André Moser se despede do cargo maior do que quando entrou, deixando não apenas grandes obras físicas, mas também um impacto político e social que ecoará por anos.

Foto: Jhonisson Lima
Foto: Jhonisson Lima

INDAIAL – Após 2.922 dias à frente da Prefeitura de Indaial, André Luiz Moser se despede do cargo nesta terça-feira dia 31 de dezembro, encerrando um ciclo iniciado em 2017, quando assumiu o comando do município aos 30 anos, tornando-se o prefeito mais jovem da história da cidade. Moser deixa um legado significativo, consolidando Indaial como a terceira melhor cidade em qualidade de vida de Santa Catarina, conforme o Índice de Progresso Social (IPS).

André Moser não esteve sozinho nessa jornada. Apesar de enfrentar perdas pessoais, como a morte de seu vice-prefeito e amigo próximo, Zelir Tirol, vítima de câncer, Moser conduziu sua administração com foco no desenvolvimento e na integração . Ele se destacou por um estilo de governança marcado por grandes obras, embates políticos acirrados e ações que elevaram o otimismo e o orgulho da população indaialense.

Um dos feitos mais expressivos de sua gestão reconhecida pelo povo , foi a eleição de seu sucessor, Silvio Cesar, e do vice Jonas Lima, um caso inédito na história política de Indaial. “Deu boa”, comentou o prefeito com entusiasmo ao avaliar sua administração.

Moser deixa a Prefeitura com uma base política fortalecida e uma visão regionalizada para o futuro do Médio Vale. Em 2026, ele deve disputar novas eleições, mas ainda mantém o cargo a ser pleiteado em aberto. Sua confiança em relação à possível inelegibilidade, decorrente de um processo por abuso de poder político, é evidente. “Confio na justiça”, disse ele, ao comentar que vai está elegível nas próximos eleições.

Além de suas realizações locais, Moser desempenhou um papel relevante nas eleições , consolidando sua força como liderança regional. Ele encerra o mandato pronto para assumir um cargo de secretário adjunto no governo estadual, para integrar o governo de Jorginho Mello.

Mesmo entre os críticos de seu estilo de governar, o ex-prefeito conseguiu moldar um sentimento de pertencimento e orgulho coletivo. André Moser se despede do cargo maior do que quando entrou, deixando não apenas grandes obras físicas, mas também um impacto político e social que ecoará por anos.

Enquanto se prepara para um breve período de férias antes de sua nova função no governo estadual, Moser encerra sua administração com uma frase que define sua passagem pela Prefeitura: “Deu boa”.

Texto: jornalista Judson Lima

  • O IPS, desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, avalia o desempenho social e ambiental dos territórios com base em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Os dados são coletados de fontes oficiais como o Ministério da Saúde, IBGE, Inep e CadÚnico, entre outros. O reconhecimento de Indaial neste índice reforça os avanços obtidos durante a gestão de Moser.

Você não pode copiar conteúdo desta página