Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Amve lança manifesto com as necessidades e prioridades para o desenvolvimento da região

Por Judson Lima

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – A Associação de Municípios do Vale Europeu, Amve, completou 53 anos, e a data foi marcada pelo lançamento do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu na última terça-feira (02), documento que foi elaborado a partir de 14 encontros públicos que, entre abril e julho, reuniram prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e comunitárias e a sociedade civil para debater as necessidades e prioridades para o desenvolvimento da região. O documento pode ser acessado aqui.

Durante os encontros, que mobilizaram quase mil pessoas, foram elencados projetos prioritários nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, assistência social, defesa civil, turismo e cultura, desenvolvimento econômico e inovação. 

Com a execução do projeto, foi possível debater as prioridades e necessidades da região e, principalmente, contribuir para que as demandas do Vale Europeu virassem públicas, com o intuito de que se tornem prioritárias nos planos de governo dos futuros representantes dos poderes legislativo e executivo catarinense. 

O documento será entregue aos candidatos ao legislativo e executivo do Estado para que tenham conhecimento das demandas e possam contribuir para o desenvolvimento do território, assim como guiará as futuras ações da Associação de Municípios do Vale Europeu. 

“Costumo dizer que a vida das pessoas acontece nas cidades, por isso, foi tão importante ouvir as lideranças e a sociedade civil para elencar as principais políticas públicas que devem ser priorizadas a curto e médio prazo no Vale Europeu. Idealizamos este projeto pensando na importância do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento territorial, e desejamos poder contar com o apoio do futuro governador, senador e parlamentares eleitos”, afirma o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e prefeito de Ascurra, Arão Josino. 

Sobre o Vale Europeu 

Com uma economia diversificada e dinâmica, em que a agricultura, a indústria e o setor de serviços lideram a geração de empregos e renda, a região de abrangência da Associação de Municípios do Vale Europeu concentra mais de 820 mil habitantes. A região possui uma força econômica única em Santa Catarina, e entre as unidades da federação, apenas o Distrito Federal e o Estado de São Paulo possuem um PIB per capita maior que a região do Vale Europeu. 

Apesar das diferentes características geográficas dos 14 municípios que compõem a região, todos têm em comum a colonização europeia, em especial a alemã e italiana. Isso garante à região uma identidade cultural reconhecida nacional e internacionalmente, em que os costumes, os dialetos, a gastronomia e a arquitetura são preservadas e motivos de orgulho do povo que vive no Vale Europeu. 

“Diante de tantos desafios em prol do desenvolvimento sustentável do Vale Europeu, apostamos na união e na soma de esforços. Juntos, conseguiremos transformar a realidade e criar oportunidades de desenvolvimento, trabalhando de forma integrada em busca do aprimoramento dos serviços públicos e crescimento econômico, social e ambiental, com olhar voltado à inovação e cidades resilientes”, conclui o presidente da Amve.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.