Alunos de Apiúna transformam fibra de bananeira em papel em projeto sustentável

A iniciativa vai além da sala de aula, oferecendo uma experiência prática que combina educação ambiental, preservação de saberes tradicionais e desenvolvimento de habilidades manuais.

APIÚNA – Na Escola Básica da Subida, em Apiúna, estudantes do 5º ano estão dando um novo significado ao conceito de reciclagem e sustentabilidade. Sob a orientação da professora Denise Regina Silveira, eles participam do projeto “Banambu”, que ensina a transformar fibras de bananeira em papel artesanal.

Escola Basica da Subida em Apiuna 1 1 e1746456367554
Alunos de Apiúna transformam fibra de bananeira em papel em projeto sustentável 3

A iniciativa vai além da sala de aula, oferecendo uma experiência prática que combina educação ambiental, preservação de saberes tradicionais e desenvolvimento de habilidades manuais. Durante as atividades, os alunos aprendem todo o processo – desde a extração e tratamento da fibra até as técnicas de produção do papel.

“O projeto tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental nos estudantes, mostrando na prática como podemos reaproveitar recursos naturais de forma criativa e sustentável”, explica a professora Denise.

Além do aspecto ecológico, o “Banambu” promove o trabalho em equipe e valoriza conhecimentos tradicionais que muitas vezes ficam esquecidos. Os estudantes se mostram entusiasmados com a possibilidade de criar produtos a partir de um material que normalmente seria descartado.

Escola Basica da Subida em Apiuna
Alunos de Apiúna transformam fibra de bananeira em papel em projeto sustentável 4

A fibra da bananeira, se transforma em uma matéria-prima versátil nas mãos dos jovens aprendizes. O projeto tem chamado atenção da comunidade escolar por mostrar como a educação ambiental pode ser aplicada de forma concreta e significativa.

A iniciativa da Escola Básica da Subida serve como exemplo de como a educação pode transformar simples materiais naturais em poderosas ferramentas de conscientização e inovação.

Texto: jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página