A notícia além do olhar técnico!

Alunos Bombeiros em formação passaram por intenso treinamento em Indaial e Blumenau

SEGURANÇA – Neste final de semana 32 alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar foi repleta de atividades em Blumenau e Indaial . Os integrantes do Pelotão Chivunk, foram testados em vários aspectos, sendo submetidos à exaustão física e poucas horas de sono. O objetivo é testar os limites físicos, emocionais e psicológicos dos alunos.

Chivunk significa 30% de capacidade que o cérebro humano possui, mas não usa ou ainda, o último gás de um corpo que é exposto à exaustão. Assim, as atividades começaram a ser intensificadas ao longo da semana. Nos três primeiros dias atividades ficaram nas dependências do quartel (com treinamento físico, ordem unida, aprestamento operacional, manutenção de instalações e regulamentos). Em áreas urbanas próximas tiveram instruções sobre navegação com GPS e bússola, nós e amarrações e atividade aquática no rio Itajaí- Açú.

No quarto e quinto dia, foram deslocados para área de instrução rural na região de Indaial – Encano Alto. No local, foram realizadas oficinas em sistema de rodízio (pista de cordas, ofidismo, espaço confinado, APH, condução de embarcação, sobrevivência, orientação bússola e GPS, fio preto e busca terrestre), terminando com uma prática de escalada em parede artificial. A limitação de sono, alimentação reduzida e estresse psicológico controlado, relacionado às atividades técnicas, foram importantes para o desenvolvido dos atributos de liderança, espírito de grupo e de cumprimento de missão, rusticidade, resistência e perseverança, tudo com intuito de adaptação ao meio militar.

Foi permitido assim, que os próprios alunos conhecessem suas capacidades, próximas do limite de suas condições físicas e psicológicas, evidenciando os perfis individuais para lapidar a inserção na carreira Bombeiro Militar. Doravante, inicia a formação curricular ate final de novembro, onde escolherão por classificação, os municípios que irão servir após formados.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.