SEGURANÇA – Neste final de semana 32 alunos do curso de formação de soldados do Corpo de Bombeiros Militar foi repleta de atividades em Blumenau e Indaial . Os integrantes do Pelotão Chivunk, foram testados em vários aspectos, sendo submetidos à exaustão física e poucas horas de sono. O objetivo é testar os limites físicos, emocionais e psicológicos dos alunos.
Chivunk significa 30% de capacidade que o cérebro humano possui, mas não usa ou ainda, o último gás de um corpo que é exposto à exaustão. Assim, as atividades começaram a ser intensificadas ao longo da semana. Nos três primeiros dias atividades ficaram nas dependências do quartel (com treinamento físico, ordem unida, aprestamento operacional, manutenção de instalações e regulamentos). Em áreas urbanas próximas tiveram instruções sobre navegação com GPS e bússola, nós e amarrações e atividade aquática no rio Itajaí- Açú.
No quarto e quinto dia, foram deslocados para área de instrução rural na região de Indaial – Encano Alto. No local, foram realizadas oficinas em sistema de rodízio (pista de cordas, ofidismo, espaço confinado, APH, condução de embarcação, sobrevivência, orientação bússola e GPS, fio preto e busca terrestre), terminando com uma prática de escalada em parede artificial. A limitação de sono, alimentação reduzida e estresse psicológico controlado, relacionado às atividades técnicas, foram importantes para o desenvolvido dos atributos de liderança, espírito de grupo e de cumprimento de missão, rusticidade, resistência e perseverança, tudo com intuito de adaptação ao meio militar.
Foi permitido assim, que os próprios alunos conhecessem suas capacidades, próximas do limite de suas condições físicas e psicológicas, evidenciando os perfis individuais para lapidar a inserção na carreira Bombeiro Militar. Doravante, inicia a formação curricular ate final de novembro, onde escolherão por classificação, os municípios que irão servir após formados.