BLUMENAU – A agência do Santander em Blumenaufoi fechada nesta quarta-feira (14) , por falta de ar condicionado pelo Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região – SEEB. O sindicato afirma que o banco, que tem lucros na casa dos bilhões, altas taxas de juros e tarifas de serviços bancários, mas deixa seus funcionários e clientes em situação insalubre, sem a devida manutenção dos aparelhos de ares-condicionados.
Com as altas temperaturas nas últimas semanas se aproximando dos 37° e com sensação térmica acima dos 45°, é inadmissível que o banco não tome nenhuma providência! Cita comunicado do Sindicato
Desde o mês de dezembro do ano passado, o Sindicato dos Bancários de Blumenau tem recebido uma série de reclamações, inclusive de clientes, sobre a precária situação dos aparelhos de ar-condicionado na agência Centro (0359) do Santander, localizada no Centro da cidade.
O sindicato não tem poupado esforços para resolver a situação, cobrando providências da gerência da unidade, mantendo diálogo com a responsável pela manutenção da rede e até mesmo buscando intervenção dos representantes pelas relações sindicais do banco, em uma tentativa de resolver o problema. Contudo, até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada, demonstrando total descaso com os trabalhadores e clientes da instituição.
Com as temperaturas extremamente altas registradas nas últimas semanas, chegando a alcançar os 37°C e com sensação térmica acima dos 45°C, torna-se inadmissível que o Santander não adote medidas para proporcionar condições de trabalho dignas e salubres aos seus funcionários.
Enquanto os lucros do banco atingem cifras bilionárias e as taxas de juros e tarifas bancárias permanecem em patamares elevados, a questão da manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é negligenciada. Enquanto isso, a temperatura no interior da agência se mantém nas alturas, aumentando o desconforto e a insatisfação dos colaboradores e clientes.
O presidente do SEEB Blumenau, Edson Heemann, ressalta a gravidade da situação:

“Esta agência do Santander é mais do que reincidente. O sindicato já teve que intervir pelo menos em outras três ocasiões nos últimos tempos, sempre por problemas de refrigeração nesta unidade. Além da rotineira falta de empregados e excesso de trabalho, os funcionários ainda têm que se submeter a condições de trabalho degradantes e extremamente desrespeitosas.”