Acompanhamento Oftalmológico é assunto na Câmara de Indaial

INDAIAL – O médico oftalmologista João Paulo Alencar usou o espaço da Tribuna Livre na sessão de segunda-feira (19) para falar sobre a importância do acompanhamento oftalmológico regular. 

Alencar apresentou alguns dados estatísticos fornecidos pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e pela Organização Mundial de Saúde, destacando que em 2016 existiam no Brasil mais de 1,2 milhão de cegos. Segundo ele, este número poderia ser muito menor, já que 60% dos casos de cegueira são evitáveis se tratados precocemente.

– Nós estimamos que 720 mil brasileiros perderam a visão por falta de uma ação preventiva, seja pela evolução de um glaucoma que não foi diagnosticado, de uma catarata que se deixou evoluir (embora a catarata seja reversível com cirurgia), entre outras – acrescentou o médico.

O médico ainda explicou que, por meio do exame de fundo de olho, é possível identificar uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, síndrome de hiperviscosidade etc.

Por fim, além da visita periódica ao oftalmologista, Alencar apontou algumas medidas para manter a saúde dos olhos e do corpo em dia: praticar exercícios físicos, dormir e comer bem e evitar o uso do cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.