Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ações da Saúde neste domingo buscam combater o surgimento de cânceres

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Neste domingo, dia 4, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que busca alertar a população para a prevenção e o controle da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019.

Buscando minimizar estatísticas como essa, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), tem promovido ações a fim de conscientizar a comunidade sobre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores, como o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontam que, em 2017, os tipos de câncer que mais causaram mortes em Blumenau foram os de pulmão, com 50 óbitos, e de estômago, com 28 vítimas fatais. Uma das estratégias adotadas pelo município para minimizar a incidência de tumores, sobretudo o de pulmão, é o Programa de Controle do Tabagismo, que procura demonstrar os malefícios do cigarro e, com isso, reduzir o número de fumantes na cidade.

Atualmente, os grupos terapêuticos de controle do tabagismo são realizados nos Ambulatórios Gerais, com encontros periódicos que contam com a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, nutricionista, entre outros. Segundo a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, está prevista a ampliação desta ação para outras unidades. “Queremos levar os grupos de controle do tabagismo para alguns ESFs ainda neste ano. Inclusive já começamos uma formação com os profissionais que atuam nas unidades”, afirma.

Outra iniciativa idealizada pela Prefeitura de Blumenau para combater as doenças crônicas, como o câncer, é o Programa Blumenau + Leve. O projeto, lançado em setembro de 2017, tem foco na promoção da saúde e do bem-estar para todos os cidadãos blumenauenses. Como resultado, espera-se a prevenção de doenças e a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

“Para termos mais eficácia, estamos buscando uma maior integração entre as ações municipais que visam a adoção de práticas saudáveis. O nosso intuito é mostrar para as pessoas o quanto o lazer, a boa alimentação, o exercício físico e a preocupação com o bem-estar são importantes para garantir mais qualidade de vida e longevidade à população”, enfatiza Maria Regina.

Confira as 10 recomendações do Inca para a prevenção do câncer:

– Manter o peso corporal e a circunferência de cintura dentro dos limites adequados

– Ser fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos a cada dia e limitar hábitos sedentários

– Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

– Variar os alimentos de origem vegetal e fazer deles a base da alimentação

– Dar preferência aos alimentos agroecológicos ou orgânicos

– Limitar o consumo de sal

– Evitar o consumo de carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru e defumadas) e limitar o consumo de carne vermelha

– Evitar consumir bebidas alcoólicas

– Para prevenir o câncer, suplementos alimentares não são indicados

– Amamentar exclusivamente até o sexto mês e até o segundo ano com alimentação saudável complementar

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.