Ação de conscientização à fissura labiopalatal é promovida em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

BLUMENAU – Orientar e esclarecer a população sobre o que é a fissura labiopalatina. Com este propósito, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Labiopalatal (Niaf), e a Associação dos Fissurados do Vale do Itajaí (Afisvale) promovem uma ação de conscientização no Parque Ramiro Ruediger no próximo dia 24 de junho, das 15h às 18h. Na data, as equipes do Niaf e da Afisvale abordarão os visitantes com orientações em relação aos serviços, causas, acompanhamento e tratamento da deformidade congênita e, também, esclarecerão dúvidas sobre o assunto. 

Atualmente, em Blumenau, cerca de 250 pacientes seguem em tratamento no Niaf. O Núcleo conta com mais de 640 pessoas cadastradas, desde a sua fundação, em 1999, e oferece o tratamento terapêutico adequado às necessidades dos fissurados. A equipe de atendimento do Núcleo é dividida em: assistência social, pediatria, fonoaudiologia, psicologia e odontologia.

A equipe do Niaf ressalta a importância da orientação correta sobre o assunto, com o objetivo de garantir o acesso ao tratamento o mais breve possível e a informação às pessoas. 

A coordenadora da Afisvale, Adriana Bollmann, diz que a programação do sábado, dia 24, contará com várias atividades. “Teremos oficina de xadrez, ioga, roda de capoeira, apresentação cultural com um grupo da Pró-Família e a divulgação dos cursos oferecidos pelo Sesi e pelo Senai”, acrescenta.

fissura labiopalatal em Blumenau 1
Foto: Eraldo Schnaider

O que é
A fissura labiopalatina é uma abertura na região do lábio, do palato ou em ambos, que ocorre entre a 4ª e a 12ª semana gestacional. Considerada uma deformidade congênita, a fissura labiopalatina ocorre com bastante frequência no sexo masculino. Já, as fissuras somente de palato, surgem, principalmente, no sexo feminino. A incidência dos dois tipos de fissura é de um para cada 650 nascimentos.

Serviços do Niaf
A assistência social orienta as famílias sobre o acesso ao tratamento e a inserção dos fissurados na sociedade. A pediatria avalia a saúde dos pacientes e realiza a preparação para as cirurgias de reparo. A fonoaudiologia busca prevenir e corrigir os distúrbios de fala e adéqua a voz. O trabalho de aconselhamento e apoio fica com a psicologia, para que as pessoas com fissura labiopalatina possam superar as dificuldades causadas pela deformidade congênita. Já, a garantia da saúde bucal dos pacientes fica por conta da equipe de odontologia, que permite que os fissurados acompanhados pelo Niaf tenham boa condição bucal para a realização das cirurgias reparadoras e, posteriormente, os tratamentos reabilitadores. 

Tratamento
O atendimento especializado acontece no Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado Labiopalatal há quase três décadas. O tratamento às pessoas com fissura labiopalatal dura em torno de 20 anos, tempo considerado longo, mas que leva à reabilitação total.

O encaminhamento aos serviços de referência estadual e a realização das cirurgias corretivas, bem como, as demais especialidades não existentes na região, são encaminhadas à rede de atenção conforme a demanda específica de cada usuário. 

História
A Afisvale surgiu para garantir os direitos das pessoas com fissura labiopalatina. Em 1999, o município passou a ter o Serviço de Apoio ao Portador de Lesão Labiopalatal, com a criação do Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado (Niaf).

A finalidade, tanto do Niaf, quanto da associação, é viabilizar o acesso das pessoas com lesões de lábio e/ou palato ao serviço público; divulgar aspectos do diagnóstico e do tratamento à população; reivindicar verbas, profissionais, espaço físico, materiais específicos, entre outros, junto ao Poder Público; e prestar assistência às famílias e às pessoas com lesão.

Você não pode copiar conteúdo desta página